Arquivo dos Condes de Penamacor de 1478 a 1912 depositado na Torre do Tombo
Lisboa, 19 Fev (Lusa) - Os documentos do arquivo dos Condes de Penamacor vão estar disponíveis para consulta pública na Torre do Tombo, onde passarão a estar depositados a partir de terça-feira.
O contrato de depósito do Arquivo daquela família nobre é assinado terça-feira de manhã.
O título de Conde de Penamacor foi criado por D. Afonso V e os documentos guardados em 108 caixas abarcam o período de 1478 a 1912.
Segundo nota da Direcção-Geral de Arquivos, os documentos reportam-se a questões tão diversas como a administração de casas e morgados, designadamente Beja, Chaves, Elvas, Portel, Ribafria ou Sardoal, e o exercício de cargos ultramarinos e diplomáticos por elementos da família.
Os documentos depositados dizem ainda respeito a certidões de casamento e baptismo, escrituras, processos judiciais, testamentos, correspondência, inventários e avaliações de jóias e loiça de Nanquim.
O depósito que a família Saldanha Albuquerque e Castro Ribafria Lima e Melo Falcão Trigoso da Cunha inclui igualmente documentos relativos à colónia do Sacramento (actual Uruguai), a mosteiros e conventos, à Inquisição, Mesa da Consciência e Ordens e à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
NL.
Lusa/Fim