Arte brasileira do século XIX no Museu Nacional de Soares dos Reis
O Museu Nacional de Soares dos Reis, no Porto, inaugura sexta-feira a exposição "Artistas Viajantes e o Brasil do Século XIX", anunciou hoje fonte do Instituto Português de Museus (IPM).
A exposição apresenta aspectos da produção artística oitocentista, revelando imagens da constituição da nação brasileira, formada por portugueses, africanos, nativos indígenas e imigrantes de outros países europeus.
Os registos que compõem a exposição, da autoria de artistas viajantes, coincidem também com a inserção da produção artística brasileira no panorama das artes do mundo ocidental.
Este legado, hoje conhecido por "brasiliana", é considerado como "uma contribuição inestimável para o estudo e conhecimento da história e da arte do Brasil".
A exposição, que é organizada conjuntamente pelo IPM e pela Fundação Estudar, do Brasil, é proveniente da chamada "Colecção Brasiliana", cujo núcleo central foi reunido pelo antiquário parisiense Jacques Kugel.
A mostra, que foi reunida por ocasião das comemorações do Ano do Brasil em França, em 2005, onde esteve patente no Musée de la Vie Romantique, de Paris.
A exposição estará patente no Museu Nacional de Soares dos Reis até ao próximo dia 16 de Abril.