Artesãos e Porto Lazer acordam realização da Artesanatus na Cordoaria

A Associação de Artesãos da Região Norte (AARN) e a empresa municipal Porto Lazer chegaram hoje a "um consenso" para a realização da edição deste ano da Artesanatus frente ao Centro Português de Fotografia, na Cordoaria.

Lusa /

A informação foi prestada à agência Lusa pelo coordenador da AARN, Hélder Coutinho, que adiantou não estarem ainda fixadas as datas para o evento.

Como sempre, a feira será em dezembro e a Porto Lazer mostrou "abertura" para que se prolongue para lá do Natal, disse ainda Hélder Coutinho, lembrando que a Artesanatus termina sempre no dia 23.

O consenso entre as duas partes foi obtido numa reunião realizada hoje à tarde, na qual esteve presente, nomeadamente o administrador executivo da Porto Lazer, Hugo Neto.

A AARN considera que a Cordoaria é muito melhor do que as praças dos Poveiros e da Batalha, que tinham sido as alternativas que a empresa municipal lhe propôs num primeiro momento.

A Artesanatus - Feira de Artesanato do Porto realizou-se desde 2008 na Praça D. João I, na quadra natalícia, mas este ano o espaço, em plena baixa portuense, foi reservado para uma pista de gelo.

Surpreendida com a decisão, que diz ter sabido pela comunicação social, a associação considerou que os Poveiros e a Batalha oferecem condições insuficientes para uma feira como a Artesanatus, que costuma reunir 40 stands em 700 metros quadrados.

Na praça situada diante do Centro Português de Fotografia, a feira terá "600 metros quadrados" e uma tenda oval e beneficiará da proximidade com a Torre dos Clérigos.

"Dentro das possibilidades, estamos satisfeitos. Acreditávamos que ali havia algum potencial", concluiu Hélder Coutinho, realçando que, anteriormente, a Cordoaria havia sido recusada pela Porto Lazer, como alternativa aos Poveiros e à Batalha.

Tópicos
PUB