Artur Pizarro inaugura terça -feira ciclo de piano inserido no projecto Beethoven do CCB

Lisboa, 07 Jan (Lusa) - O pianista Artur Pizarro inaugura terça-feira um ciclo de piano integrado no projecto Beethoven 2008 que o Centro Cultural de Belém (CCB) dedica ao compositor alemão, apresentando vários concertos com intérpretes portugueses e estrangeiros até Dezembro.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

A famosa Sonata ao Luar (Sonata n.º 2 em Dó sustenido menor "Moonlight"), assim chamada por ter sido comparada ao luar sobre o lago Lucerna, faz parte do programa que Artur Pizarro toca terça-feira à noite, no Grande Auditório do CCB, às 21:00.

Do programa do concerto também fazem parte a Sonata em Mi bemol Maior, Opus 7, a Sonata em Mi menor, Opus 90, e a Sonata em Dó Maior "Waldstein", Opus 53.

O projecto Beethoven 2008 vai centrar-se nos aspectos fundamentais da carreira do compositor alemão nascido em Bona, a 17 de Dezembro de 1770, e falecido em Viena, em 26 de Março de 1827, cuja obra abarcou o período de transição entre o Classicismo do século XVIII e o período Romântico, já no século XIX.

Mudou-se para Viena em 1792, onde alcançou fama como brilhante improvisador no piano, mas viria a sofrer de problemas graves de audição que o levaram até a pensar em suicídio.

A paixão pela música animou-o a continuar a sua obra, tendo sido reconhecido ainda em vida como um dos maiores compositores do século XIX.

Ao longo de duas semanas de Janeiro, o CCB apresenta este ciclo de piano, no qual participam ainda os solistas Hüsseyin Sermet, Stephen Kovacevich, Cédric Tiberghien e Giovanni Belluci, e, em Abril, a segunda edição de Os Dias da Música dará destaque ao repertório de câmara de Beethoven, especialmente os quartetos de cordas.

A 30 e 31 de Maio, o Schostakovich-Ensemble, constituído pelo pianista Filipe Pinto-Ribeiro, a violinista Tatiana Samouil e o violoncelista Pavel Gomziakov, interpretam a integral dos trios com piano, entre os quais o "Geister-Trio" e o "Arquiduque", Opus 27.

A finalizar o projecto Beethoven 2008, a 22 de Dezembro, o CCB evoca os 200 anos do Concerto de Viena, numa maratona musical que cobrirá grande parte da produção de Ludwig van Beethoven antes de 1808.

AG.

Lusa/Fim


PUB