"As pessoas serão inspiradas" por aquilo que Cesária Évora "representou"

Lisboa, 17 dez (Lusa) -- O secretário executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) disse hoje estar "certo de que as pessoas serão inspiradas por aquilo" que Cesária Évora "representou e saberão continuar esse trabalho".

© 2011 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Domingos Simões Pereira falava à agência Lusa a propósito da morte da cantora cabo-verdiana. "Foi uma grande surpresa, não estava ao corrente, acabei de me informar", disse, lamentando a "perda irreparável" para "a lusofonia, para a CPLP, para os países de língua portuguesa, (...) para a humanidade".

"Muita gente passou a conhecer os países de língua portuguesa, sobretudo os países africanos de língua portuguesa, pela Cesária. (...) Quantas vezes todos reclamámos ser do país da Cesária?", realçou Domingos Simões Pereira, que é natural da Guiné-Bissau.

"Quem conhece um bocado da vida dessa senhora aprendeu certamente a respeitá-la, a admirá-la", frisou ainda. "Ela foi sempre uma pessoa autêntica. Ela foi o que foi, não tentou ser diferente, nem mostrar-se diferente", considera.

Agora, diz o responsável da CPLP, resta "esperar que a sua obra sobreviva e possa continuar a representar-nos pelo mundo".

Cesária Évora morreu hoje, aos 70 anos, no hospital Baptista de Sousa, na ilha de São Vicente, em Cabo Verde, onde se encontrava internada desde sexta-feira.

Segundo o diretor clínico do hospital, Alcides Gonçalves, a morte ocorreu por volta das 11:20, por "insuficiência cardiorrespiratória aguda e tensão cardíaca elevada".

Tópicos
PUB