Assírio & Alvim reedita policiais, um deles inédito, de Dennis McShade, aliás, Dinis Machado
Lisboa, 25 Jul (Lusa) - O romance policial "Mão direita do Diabo", protagonizado pelo assassino intelectual Peter Maynard, que o escritor Dinis Machado publicou há quarenta anos sob o pseudónimo Dennis McShade, acaba de ser reeditado pela Assírio & Alvim.
"Mão direita do Diabo" foi um dos três romances policiais que Dinis Machado escreveu e publicou há quarenta anos na colecção Rififi, que então dirigia, disfarçado de escritor americano de romances policiais negros, a que deu o nome de Dennis McShade.
Além de "Mão direita do Diabo", Dinis Machado escreveu "Requiem para D. Quixote", que deverá ser reeditado em Outubro, e "Mulher e arma com guitarra espanhola", previsto para sair em Março ou Abril de 2009, disse à agência Lusa fonte da Assírio & Alvim.
Para 2009 está também aprazada a edição do inédito "Blackpot", um policial de Dennis MacShade, que Dinis Machado escreveu posteriormente àqueles três romances, mas que nunca chegou a publicar.
Os quatro policiais sairão na colecção A Phala, com design do ilustrador João Fazenda, que sobressai da sobriedade das edições da Assírio & Alvim.
Reza a história que, em finais dos anos 1960, necessitado de dinheiro por causa do nascimento da filha Rita, Dinis Machado escreveu de uma assentada três romances policiais, nos quais manipulava e brincava com os artifícios literários do género, ao jeito de Raymond Chandler.
Neles, Dinis Machado deu vida a Peter Maynard, um assassino intelectual, com preocupações filosóficas, que citava Howard Hawks e lia Céline e agia sempre sozinho.
Os três romances foram publicados entre 1967 e 1968, praticamente uma década antes de Dinis Machado ter revelado aquele que é o seu grande sucesso literário: "O que diz Molero".
Nascido em Lisboa em 1930, Dinis Machado foi jornalista desportivo, editor da revista de banda desenhada Tintim e crítico de cinema.
Em 2007 foi publicada uma edição comemorativa dos 30 anos de "O que diz Molero", no dia em Dinis Machado completou 77 anos.