Associação de língua mirandesa prove curso `online` para alunos de vários pontos do mundo

por Lusa

Miranda do Douro, Bragança, 06 jul 2020 (Lusa) - A Associação de Língua e Cultura Mirandesa (ALCM), com sede em Miranda do Douro, deu início a um curso de mirandês `online`, no qual marcam presença 40 alunos de países dos diferentes continentes, divulgado hoje a organização.

"As matrículas neste curso de língua mirandesa surgiram de países [e territórios] tão diferentes e distantes como Costa Rica, Macau, Polónia, Estados Unidos, Portugal e Espanha", concretizou à Lusa o presidente da ACLM, Alcides Meirinhos.

Para aquele responsável, toda a língua, para estar viva, tem de ser falada. Assim, foi lançado este primeiro curso de mirandês `online`, "presencial e em direto", como o descrevem os promotores, com a conclusão prevista para o próximo dia 28 de julho.

"Este curso foi pensado e estruturado para que a língua mirandesa possa ser ouvida, falada e estudada por um universo de pessoas, o mais abrangente possível", indicou Alcides Meirinhos à Lusa.

Este curso de língua mirandesa está planificado para 40 alunos, e as vagas esgotaram-se quatro dias após o seu anúncio nas redes sociais, e através do correio eletrónico dos sócios da ALCM.

"Até ao momento, as presenças médias em aula, aproximam-se dos 95% e as aulas previstas, com a duração de uma hora e meia, em virtude do interesse e aceitação dos alunos, têm-se alongado para cerca das três horas", revelou aquela associação de defesa e promoção da língua e cultura mirandesas.

As aulas são ministradas, alternadamente, pela professora Ana Afonso e pelo professor Alfredo Cameirão, ambos elementos da direção da ALCM.

"Em cada aula é abordado um tema que um convidado introduz ou desenvolve", concretizou Alcides Meirinhos.

Desta forma, durante as aulas são ministrados conceitos linguísticos próprios da língua mirandesa - pelos professores - e explorados aspetos culturais pelo orador/especialista convidado.

Segundo a ALCM, trata-se de um curso experimental. Contudo, tem aberto perspetivas de novas abordagens e novos métodos para a divulgação e o estudo desta língua.

A língua mirandesa é uma língua oficial de Portugal desde 29 de janeiro de 1999, data em que foi publicada em Diário da República a lei que reconheceu oficialmente os direitos linguísticos da comunidade mirandesa.

Tópicos
pub