Associação Professores de Latim e Grego presta tributo a Costa Ramalho
O especialista na época do Renascimento e Huma nismo Américo da Costa Ramalho é homenageado sábado pela Associação de Professor es de Latim e Grego (APLG), numa sessão dedicada à língua latina e aos estudos d este idioma em Portugal.
"É um grande mestre do latim. Foi professor de muitas gerações de aluno s", sublinhou hoje a presidente da APLG, Isaltina Martins.
Actualmente com 84 anos, Américo da Costa Ramalho é professor catedráti co jubilado da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (UC).
O Renascimento e Humanismo, as línguas e literaturas clássicas e o lati m renascentista são as principais áreas de investigação do homenageado.
O latim "é essencial para saber falar português e conhecer a fundo a no ssa língua", vincou, em declarações à agência Lusa, a presidente da APLG, ao lam entar "o momento de crise que os estudos clássicos estão a viver".
"Nesta era de globalização europeia, esquecemos as nossas raízes europe ias, que estão no latim e no grego, a base da nossa cultura", salientou ainda a presidente da APLG.
A homenagem a Costa Ramalho decorre, sábado de manhã, na Casa Municipal da Cultura de Coimbra, com uma intervenção de Amadeu Torres (Universidade do Mi nho) sobre a vida e obra do investigador.
Segue-se uma sessão subordinada ao tema "Latim Língua de Cultura - da I dade Média à Actualidade" em que participam os docentes Arnaldo do Espírito Sant o (Universidade de Lisboa), Nair Castro Soares (Universidade de Coimbra), Virgín ia Soares Pereira (Universidade do Porto) e João Nunes Torrão (Universidade de A veiro).
Isaltina Martins, a vice-presidente da Associação de Professores de Lat im e Grego, Maria Teresa Freira, e o vereador da Cultura da Câmara de Coimbra, M ário Nunes, são outros dos oradores no evento.
Com sede na Escola Infanta D. Maria, em Coimbra, a APGL reúne essencial mente docentes do ensino secundário.
Américo da Costa Ramalho nasceu em Almeida (Guarda) a 12 de Outubro de 1921. Em 1945, licenciou-se em Filologia Clássica na Faculdade de Letras de Coim bra, instituição que dirigiu entre 1970 e 1974.
Além de ter leccionado na UC, foi professor em várias universidades est rangeiras.