Ástor Piazzola dá nome a aeroporto de Mar Del Plata
Buenos Aires, 20 Ago (Lusa)- O aeroporto da cidade argentina de Mar del Plata alterou o seu nome para "Ástor Piazzolla" em homenagem ao músico, renovador do tango e umas figuras do panorama cultural do país com maior projecção mundial.
"É o primeiro aeroporto na Argentina com o nome de um artista e isto parece-me fantástico", disse a presidente argentina, Cristina Fernández, numa cerimónia em que enalteceu Piazzola (1921-1992) como "um cidadão ilustre" do país.
"Fui uma admiradora de Ástor - confessou - desde muito jovem, desde quando se discutia se o que ele fazia era ou não tango. Essas coisas que nós, argentinos, gostamos de discutir, porque, na realidade, o importante era saber se era boa música. E, realmente, é música da melhor, diferente, que incorporou o tango na cultura posterior à das suas origens".
Na cerimónia em Mar del Plata, cidade natal de Piazzola, a 400 quilómetros ao sul de Buenos Aires, esteve presente a viúva do compositor, Laura Escalada, promotora da mudança de nome do aeroporto da cidade, que até agora foi "Brigadeiro-General Bartolomé De La Colina".
De La Colina, que dirigiu uma Fábrica Militar de Aviões e foi o primeiro secretário da Aeronáutica da Argentina, continuará a dar o seu nome ao sector militar da estação aérea de Mar del Plata, onde se erigirá um monumento em sua honra.