Atriz Luísa Cruz e ator José Pinto premiados pela Fundação GDA

A atriz Luísa Cruz e o ator José Pinto foram distinguidos com o Prémio Atores de Cinema 2015, atribuídos pela Fundação GDA, da cooperativa de gestão dos direitos de artistas e intérpretes, foi hoje anunciado.

Lusa /

A cerimónia da nona edição do prémio decorreu hoje no Teatro da Trindade, em Lisboa, com Luísa Cruz, 44 anos, a ser reconhecida pela interpretação no segundo volume do filme "As mil e uma noites", de Miguel Gomes.

José Pinto, 87 anos, recebe o prémio de melhor ator secundário por ter interpretado o papel de António de Oliveira Salazar na comédia "Capitão Falcão", de João Leitão.

O júri, constituído pelos atores António Capelo, Miguel Guilherme e pela atriz Rita Blanco, elogiou Luísa Cruz como "uma actriz intensa" e José Pinto como "uma referência de atitude ética e de profundo amor" à representação.

Os vencedores recebem 3.000 euros e 2.000 euros, correspondentes ao Prémio de Melhor Atriz Principal e Prémio de Melhor Ator Secundário, respetivamente.

o Prémio de Atores de Cinema foi criado pela Fundação GDA para "reconhecer o mérito artístico e a excelência do trabalho de interpretação de atores e atrizes nacionais em longas-metragens de ficção".

Em anos anteriores, a GDA distinguiu, por exemplo, Maria do Céu Guerra, Pedro Inês, Rita Durão, Ivo Canelas e São José Correia.

 

 

Tópicos
PUB