Áustria celebra 250 anos do nascimento de Mozart em 2006
Os 250 anos do nascimento do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart vão ser assinalados por toda a Áustria, em 2006, com um vasto programa cultural que inclui espectáculos de música, opera, teatro e exposições.
A cidade de Salzburg, que viu nascer Mozart a 27 de Janeiro de 1756, e a de Viena, onde morreu, estarão em festa no próximo ano com um vasto programa de eventos.
O prestigiado Festival de Música, ópera e teatro de Salzburg, que se celebra todos os verões naquela cidade junto à fronteira com a Baviera alemã, vai homenagear o compositor ao apresentar na totalidade todas as suas obras para concerto, incluindo as suas 22 óperas.
O festival será inaugurado a 26 de Julho na "Casa Mozart" com "As Bodas de Fígaro", sob a direcção de Nikolaus Harnoncourt.
No entanto, os austríacos abrem os festejos no dia 01 de Janeiro com uma homenagem a Mozart que será transmitida em directo para mais de 50 países.
Trata-se do célebre Concerto de Ano Novo que a Filarmónica de Viena oferece todos os anos na famosa sala Dourada do Musikverein, e que a 01 de Janeiro incluirá no seu programa a música de Mozart, além das valsas e polkas dos compositores da dinastia Strauss.
Na capital austríaca, o dia do aniversário do compositor (27 de Janeiro) será assinalado com a reabertura da "Casa Mozart", que esteve encerrada durante alguns anos para obras.
Em Março, o Museu Albertina de Viena abre as suas portas para apresentar durante seis meses uma grande exposição centrada na vida e obra do músico, nas suas viagens e nos seus contemporâneos.
Sob o lema "Viva Mozart", Viena vai também celebrar os 250 anos do nascimento de Mozart com concertos, leituras, concursos e programas para crianças.
Vários países vão associar-se às comemorações e em Portugal o compositor, que criou mais de 600 peças que marcaram a história da música, será homenageado no Teatro Municipal São Luiz, em Lisboa, com diversos concertos.
O primeiro desses concertos realiza-se a 11 de Janeiro, com interpretações de Jorge Moyano ao piano, que tocará a Sonata em Dó Maior, K 330 e a Sonata em Fá Maior, K 332, na sala principal do teatro.
Wolfgang Amadeus Mozart nasceu a 27 de Janeiro de 1756 em Salzburg e é considerado um dos mais brilhantes compositores de todos os tempos, tendo assinado dezenas de peças, entre sinfonias, sonatas para violino e cravo bem como várias óperas entre as quais "A Boda de Fígaro", a "Flauta Mágica", "Don Giovanni" ou "O rapto do Serralho".
Mozart morreu aos 35 anos, na madrugada de 05 de Dezembro de 1791, e o seu cadáver foi enterrado numa vala comum no pequeno cemitério de Sankt Marx, nos arredores de Viena.
DD.
Lusa/Fim