Autarquias e teatros transmontanos promovem circulação da cultura

por Agência LUSA

O "Festival de Ano Novo", promovido pelos teatros de Vila Real, Bragança, Associação Chaves Viva e câmaras de Lamego e Tabuaço, vai promover 21 concertos de música clássica em Janeiro, anunciou fonte ligada à iniciativa.

Os concertos, que vão realizar-se em Vila Real, Bragança, Chaves, Lamego e Tabuaço, entre 01 e 28 de Janeiro, vão ser distribuídos por 10 edifícios de valor patrimonial, arquitectónico e histórico.

Sob o lema, "Música séria para gente divertida", os organizadores desta primeira edição do festival pretendem que os espectáculos "surjam em formato descontraído, para contrariar dificuldades, tantas vezes colocadas, no acesso à cultura na região".

"Queremos favorecer a circulação de públicos e o turismo cultural na região de Trás-os-Montes e Alto Douro", acrescentou a fonte.

O FAN abre, dia 01 d Janeiro no Teatro Municipal de Vila Real, com a Banda Sinfónica Portuguesa e termina no Teatro Municipal de Bragança, dia 28, com a actuação do Coro Madrigália.

Vão ainda actuar ao longo do mês, os Clarinete Ad Libitum, os Scherzi Musicali, Jed Barahal e Artur Caldeira, o Quarteto de Saxofones do Porto, Yakov Marr e Svetlana Mikaylishcheva, Ricardo Barceló, Raul Pinto e Dominika A. Miecznikowska.

Para além dos teatros municipais, os palcos escolhidos para acolher os concertos foram a Sé de Lamego, fundada no século VI, e o Centro Cultural de Chaves, instalado na estação de caminho de ferro que foi construída no primeiro quartel do século XX.

Acolhem também espectáculos, a Igreja Matriz de Tabuaço de origem medieval e românica, a Capela de Arroios (Vila Real), construída no século XVIII, um exemplar da arquitectura religiosa rococó e a Igreja de Santa Maria de Sendim (Tabuaço) implantada sobre uma necrópole medieval.

A medieval Torre de Quintela (Vila Real), e as igrejas Matriz de Longa e Matriz de Granja do Tedo, edifícios de arquitectura religiosa maneirista e barroca localizados no concelho de Tabuaço, servirão também de palco a concertos.

pub