Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Autoridades acusam de tentativa de assassínio atacante de Salman Rushdie

por Lusa
Reuters

As autoridades de Nova Iorque acusaram hoje Hadi Matar, alegado autor do esfaqueamento do escritor Salman Rushdie, de tentativa de assassínio e agressão, permanecendo detido sem direito a fiança.

O ataque ocorreu na sexta-feira, no palco do Chautauqua Institution, um centro cultural situado no estado de Nova Iorque, onde Rushdie se preparava para discursar.

Matar, de 24 anos, vive no estado vizinho de Nova Jérsia e ainda não se sabe o motivo que o levou a agredir o escritor britânico, que se encontra hospitalizado e ligado a um ventilador.

"Temos estado em contacto com os nossos homólogos de Nova Jérsia, de onde é o atacante, para partilhar informação e para que nos ajudem a compreender melhor o planeamento e a preparação do ataque", indicou o gabinete do procurador distrital do condado de Chautauqua, a norte de Nova Iorque, noticiou a agência Efe, citando os `media` locais.

"Tentaremos ser o mais transparentes possível, sem comprometer o caso", acrescentou.

Salman Rushdie incendiou parte do mundo muçulmano com a publicação, em setembro de 1988, do livro "Os Versículos Satânicos", levando o fundador da República Islâmica do Irão, ayatollah Rouhollah Khomeini, a emitir uma "fatwa" (decreto religioso) em 1989 pedindo a sua morte.

Tópicos
pub