Autorretrato de Leonardo da Vinci exposto pela terceira vez em cem anos

Turim, Itália 23 nov (Lusa) - Um autorretrato de Leonardo da Vinci está em exposição pública pela terceira vez, nos últimos cem anos, numa antiga residência da família real italiana em Turim, no norte de Itália.

© 2011 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

O autorretrato, que representa o pintor renascentista já idoso, encontra-se habitualmente fechado na Biblioteca Real de Turim, onde já esteve em exposição em 1929 e em 2006.

A pintura está a ser exibida desde 17 de novembro com outras 30 obras em desenho, na exposição "Leonardo, o génio e o mito", organizada por entidades culturais locais e nacionais no âmbito do encerramento das comemorações dos 150 anos da unificação da Itália.

As obras vão estar expostas até 29 de janeiro de 2012 na Reggia di Venaria, um edifício do século XVII, nos arredores de Turim que está classificado como Património da Humanidade pela UNESCO.

Esta iniciativa "é uma espécie de introdução à grande exposição que vai ser realizada em Amboise, na França, em maio de 2019, por ocasião dos 500 anos da morte de Leonardo da Vinci", disse à agência France Presse Carlo Pedretti, um dos responsáveis pela exposição.

O autorretrato, de valor incalculável, tem um seguro de 50 milhões de euros.

Na exposição, está a ser apresentado dentro de uma caixa feita numa tecnologia especial pelo Departamento de Energia da Escola Politécnica de Turim.

A caixa foi feita com um vidro especial antirreflexo e à prova de choque que recolhe dados sobre a temperatura e a humidade e envia-os em seguida para a Biblioteca Real e o Instituto de Conservação do Livro, as duas instituições encarregadas de manter o autorretrato em bom estado de conservação.

Tópicos
PUB