Aventuras de travessia de África em bicicleta retratada no livro Daqui Ali

| Cultura

As múltiplas aventuras de uma travessia de África, com 800 horas a pedalar ao longo de 15.000 quilómetros através de 22 países, são retratadas no livro Daqui Ali, de Portugal à África do Sul em Bicicleta.

O segundo livro de viagens do psicólogo António Pedro Moreira, com 550 páginas, 50 em fotos, relata histórias como a travessia dos desertos do Saara e do Namibe ou a detenção à meia-noite por polícias alcoolizados na Serra Leoa.

"Esta viagem tocou-me bastante. Nunca o chavão `quem tem menos é quem dá mais` fez tanto sentido. Como exemplo, raramente paguei para dormir, pois quase sempre me foi oferecida estadia, fosse numa aldeia de 20 pessoas no meio da floresta ou em Monróvia, na capital da Libéria, quando tudo o que pedi era acampar em local abrigado da chuva", contou, à Lusa.

Pedro Moreira, que fez de xamã numa "alucinante" cerimónia com uma tribo na floresta do Gabão, conta ainda como atravessou Angola tendo gasto apenas 10 euros ou como foi parado 23 vezes pela polícia na Nigéria, "confundido com terroristas dezenas de vezes e chegando mesmo a ser detido umas horas".

"Nesta aventura nem tudo foram rosas e o ponto menos positivo desta viagem foram mesmo as interações com polícias corruptos", assumiu.

Uma tarde com revolucionários pela independência do Saara Ocidental, a experiência no comboio mais longo do mundo na Mauritânia ou a travessia da Guiné-Bissau para a Guiné-Conacri por carreiros pelo meio da selva também fazem parte do livro.

"Foi uma viagem de superação pessoal que contribuiu para a constante realização de que o mundo é um lugar seguro", conclui.

Tópicos:

Daqui, Moreira,

A informação mais vista

+ Em Foco

A Grécia agradeceu a Portugal a solidariedade do país pela disponibilidade de receber mil migrantes e refugiados, atualmente alojados em condições precárias naquele país.

A receita da venda desta madeira ultrapassará os 15 milhões de euros, que devem ser investidos na nova Mata do Rei.

Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

    Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.