"Bajazet" de Vivaldi pela Europa Galante em versão de concerto

A Orquestra Europa Galante, dirigida por Fábio Biondi, vai apresentar sexta-feira, no Centro Cultural de Belém (CCB), a versão de concerto da ópera "Bajazet", de Antonio Vivaldi, uma obra do século XVIII inédita em Portugal.

Agência LUSA /

Estreada em Verona em 1735, "Bajazet" - tragédia em três actos sobre o sultão virtuoso que é derrotado pelo imperador dos Tártaros - será dirigida por Fábio Biondi, considerado um dos maiores especialistas do compositor italiano.

O maestro reviu o libreto original da ópera e irá apresentá-la em versão de concerto com o contratenor Jordi Domenech no papel de Tamerlano, imperador dos Tártaros, e o baixo barítono Christian Senn como Bajazet.

Ainda como solistas vão actuar a meio-soprano Manuela Custer no papel de Irene, Marta Almajano, como Idaspe, Lúcia Cirillo, como Andronico, e Marina de Liso no papel de Asteria.

Adaptação livre da obra "Tamerlan" ou "La Mort de Bajazet", escrita em 1675 pelo francês Jacques Pradon, a história do sultão e do imperador serviu de tema a mais de meia centena de tragédias líricas, entre elas "Tamerlano", de Handel, compostas ao longo do século XVIII.

Criada num contexto de crise da ópera veneziana, esta ópera de Antonio Vivaldi - reconhecido como um dos grandes criadores de ópera do barroco europeu - ultrapassou os palcos e tornou-se um manifesto de resistência contra a moda emergente da ópera napolitana.

Nesta ópera, o compositor recorreu ao "pasticcio", um método hoje considerado inaceitável mas habitual na altura: compôs árias originais para as personagens nobres e heróicas, reservando para as personagens negativas outras obras de compositores convertidos ao estilo napolitano, sobretudo Hasse e Giacomelli.

Na adaptação, Fábio Biondi inspirou-se na distribuição da primeira representação de "Bajazet" em Verona para reconstruir uma ideia vocal "que fosse plausível, perante o desejo que Vivaldi teve a respeito dos papéis dramáticos plasmados nesta partitura".

"Bazajet" em versão de concerto será apresentada a partir das 21:00 no Grande Auditório do CCB, com legendas em português.

PUB