Balões com poemas, Beethoven e Hoffmeister na abertura do evento "Faro 2005"

por Agência LUSA

O lançamento de centenas de balões com poemas de autores algarvios e obras de Beethoven e Hoffmeister num concerto da Orquestra do Algarve abrem oficialmente sábado a "Faro, Capital Nacional da Culura 2005", informou a comissão organizadora.

O primeiro evento associado à +Faro 2005+ arranca às 12:00, com centenas de crianças e professores da Escola Básica 2,3 de Santo António (Faro) a lançarem centenas de balões, que levarão presos convites elaborados pelas crianças e poemas de poetas algarvios.

O primeiro balão será lançado pelo comissário da +Faro 2005+, António Rosa Mendes.

A inauguração oficial da iniciativa está marcada para as 18:00, com o concerto da Orquestra do Algarve, no Grande Auditório da Universidade do Algarve, que será dirigido pelo maestro Álvaro Cassuto e que contará com a participação da violetista Ana Bela Chaves.

A ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, e o secretário de Estado da Cultura, Mário Vieira de Carvalho, vão estar presentes no concerto inaugural da "Faro, Capital Nacional da Cultura 2005".

A inauguração do evento conta também com a exibição de um documentário intitulado "Conversas com Glicínia", às 22:00, no Teatro Lethes, e terá a presença do realizador Jorge Silva Melo e da actriz Glicínia Quartin.

Do programa abertura da +Faro 2005+ faz também parte a inauguração da exposição fotográfica "Olhar Inquieto", que estará patente ao público até 16 de Junho no Museu Municipal de Faro.

"Olhar Inquieto" é uma colecção de fotografia do Estado português, concebida especialmente para a +Faro 2005+ e que mostra um percurso pela evolução técnica de fotografar e pelo discurso ético e estético da cultura do mundo.

Uma mega festa de rua arranca às 16:30, na Baixa de Faro, e cerca de 100 artistas das mais variadas áreas - novo circo, música, teatro, dança ou manifestações literárias - vão actuar durante várias horas.

Para a animação de rua estão previstas actuações de grupos folclóricos de Faro, do Coral Ossónoba, de Kevin Kirchenbauer (acção de fusão de teatro e fotografia), demonstrações da "Academia Gracia Diaz" de Vila Real de Santo António e do Grupo Coral da Casa do Povo de Safara (cantares alentejanos).

Grupos de animação da Argentina, França e Bélgica fazem também parte do programa cultural da +Faro 2005+ para a tarde de sábado. O programa prevê ainda um mercado de flores e bailes de rua ao som de acordeão e bandas.

pub