Barbara Hendricks actua em Maio no 9º "Matosinhos em Jazz"

A cantora Barbara Hendricks e o guitarrista de blues Lonnie Brooks actuam em Maio na nona edição do Matosinhos em Jazz, um festival que pretende situar a cidade entre as que mais divulgam este género musical.

Agência LUSA /

"Matosinhos não é só o festival, porque a cidade tem dado uma expressão ao jazz durante o ano inteiro para que seja a capital do jazz", afirmou hoje à agência Lusa o produtor do evento, Avelino Tavares.

A nona edição do festival decorrerá de 19 a 21 de Maio e abre em português com o quarteto do saxofonista Carlos Martins, que se apresentará no auditório da Exponor com Bernardo Sassetti e os espanhóis Paco Charlin e Marc Miralta.

A primeira noite do festival fecha com o vibrafonista Gary Burton que, acompanhado de quatro músicos, apresentará o álbum "Generations" (2004) e material novo em que está já a trabalhar.

Abrindo as portas aos blues, o Matosinhos em Jazz apresenta no dia 20 de Maio propostas dos nortenhos Johnny Blues Band e do guitarrista norte-americano Lonnie Brooks, cuja carreira atravessa sobretudo as décadas de 1970 e 1980.

A cantora Barbara Hendricks, com um trabalho versátil na ópera e no jazz, fecha o festival no dia 21 com um concerto em que se faz acompanhar pelo quarteto do músico sueco Magnus Lindgren.

O Matosinhos em Jazz é uma iniciativa da Discantus em conjunto com o pelouro da juventude da Câmara de Matosinhos.

Avelino Tavares elogia a parceria com aquele pelouro, porque "o festival é dos jovens" e enquadra-se numa série de actividades distribuídas ao longo do ano e direccionadas para o público mais novo.

"As casas da juventude têm actividades todo o ano, desde conferências a concertos, há o B Flat Jazz Club, há iniciativas nas escolas, sem falar na Orquestra de Jazz de Matosinhos", enumerou o produtor.

Os bilhetes para o festival já estão à venda e custam dez euros.

PUB