Beach Boys na vila alentejana do Crato
Os Beach Boys, uma das bandas míticas dos anos 60, vêm a Portugal na próxima semana, pela primeira vez, para inundar de "boas vibrações" a vila alentejana do Crato e "matar saudades" da juventude ao autarca local.
Os criadores de canções como "Good Vibrations", "Californa Girls" e "Surfin` USA" viajam pelo mundo desde 1961, mas estreiam-se apenas agora em Portugal: primeiro no dia 30 no Festival do Norte Alentejano, no Crato, e na noite seguinte no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.
O presidente da Câmara Municipal do Crato, Correia da Luz, um socialista de 59 anos, admitiu hoje à Agência Lusa que as negociações para trazer os Beach Boys à sua terra foram complicadas.
"Em Setembro do ano passado fizemos um primeiro contacto com o empresário do grupo na Europa, mas recebemos uma resposta negativa", disse.
Depois de várias tentativas junto do mesmo empresário e porque não havia acordo, o município decidiu contactar o empresário da banda nos Estados Unidos da América.
"Explicámos quais são as características do nosso festival e obtivemos uma resposta favorável quase de imediato e com a qual não contávamos", acrescentou.
O autarca assegurou que os Beach Boys "só actuam no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, porque foram convidados pela Câmara do Crato", possibilitando a fórmula dos dois concertos a "divisão das despesas".
Para Correia da Luz, a deslocação daquela banda californiana ao Crato é uma forma de ele próprio, amante deste tipo de música, "matar saudades dos tempos de juventude".
"Trata-se de um grupo cujas músicas ainda estão presentes na minha memória e que vou ter muito gosto em recordar", disse, salientando que "o tipo de visitantes do festival é também, na sua maioria, amante deste género musical".
O autarca revelou ainda que os Beach Boys vão actuar no Crato a um preço "muito abaixo do habitual", orçando o espectáculo em cerca de 60 mil euros.
"Espero que o dia 30 de Agosto se transforme numa verdadeira romagem de saudade e que traga milhares de pessoas ao Crato", frisou.
Os preços dos bilhetes para assistir aos Beach Boys no Festival do Norte Alentejano vão custar cinco euros, sendo esperadas cerca de 15 a 20 mil pessoas.
Os Beach Boys já venderam mais de 100 milhões de discos em todo o mundo e obtiveram, só nos Estados Unidos, mais de 32 discos de Ouro e Platina.
Entre 1962 e 1965, o grupo conseguiu, nada menos, de 16 êxitos internacionais, uma popularidade que apenas os Beatles e os Rolling Stones ultrapassaram.
E, em 1966, assinaram o álbum "Pet Sounds", que muitos ainda hoje consideram o único verdadeiro rival de "Sgt. Pepper`s Lonely Hearts Club Band", dos Beatles.
Ao contrário de muitas das bandas que definiram os anos 60 como a mais fervilhante e criativa década da música rock, os Beach Boys continuam activos e a apresentar ao mundo as suas canções.
A actual formação oficial conta com Mike Love, um dos cinco membros fundadores do grupo, a par dos irmãos Brian, Dennis e Carl Wilson e do amigo de infância Al Jardine, e Bruce Johnston, que entrou para a banda no pico da sua popularidade, em 1964.
A banda manteve-se constantemente activa durante os anos 80 e 90, com uma série de marcos que passam por um número um internacional em 1988 (com "Kokomo", do filme "Cocktail", que se tornou igualmente no maior êxito de sempre da banda).
Em 1985, protagonizaram dois concertos no mesmo dia, perante uma audiência somada de quase dois milhões de espectadores (um milhão em Filadélfia e mais de 750 mil pessoas em Washington).
O concerto na vila alentejana do Crato, no dia 30, está marcado para as 23:45.