Beatriz Pacheco Pereira lança "O Porto e as suas mulheres" em Dezembro
O livro "O Porto e as suas mulheres", de Beatriz Pacheco Pereira, directora e membro-fundador da Cinema Novo, que organiza o Fantasporto - Festival Internacional de Cinema do Porto, é lançado a 06 de Dezembro pela Editora Fólio.
O livro regista, ao longo das suas 216 páginas, as carreiras de sucesso e os testemunhos de cerca de 40 mulheres contemporâneas, nascidas ou profissionalmente ligadas ao Porto.
São incluídas personalidades de todos os sectores que marcam a vida cultural do Porto e do país, tais como Mécia de Senna, mulher de Jorge de Senna e irmã de Óscar Lopes, as actrizes Rosa Quiroga e Estrela Novais, a psiquiatra Lionisa Trigo de Miranda, a ilustradora Manuela Bacelar, a jornalista Nassalette Miranda (directora de O Primeiro de Janeiro) ou a escultora Lídia Vieira.
A sessão oficial de lançamento decorre na Fnac/Norteshopping, com apresentação do escritor Viale Moutinho, que e também o autor do prefácio.
Sobre a elaboração do livro, a autora diz que "foi preciso olhar atentamente para a vida da cidade para reconhecer o quanto as mulheres foram ocupando postos-chave na vida das suas instituições".
Beatriz Pacheco Pereira frisou que "na actividade artística, teatral e musical da cidade estão talentos frequentemente invisíveis, com carreiras diversificadas e obra feita".
Sublinhou que ao escolher as personalidades para o livro procurou privilegiar "a alta cultura, em detrimento da cultura popular balofa, imediatista e de moda".
"Queria ter feito este livro com 200 personalidades, mas mesmo quando se conseguia ultrapassar as dificuldades de contacto, houve muitas que não puderam ou quiseram dar os seus testemunhos", disse.
É por isso que nenhuma das directoras dos museus do Porto (que são todos dirigidos por mulheres) está incluída no livro que, diz a autora, "idealmente deveria ter 200 personalidades".
Beatriz Pacheco Pereira, que nasceu no Porto a 26 de Junho de 1951, licenciou-se em Filologia Germânica pela Universidade do Porto e foi bolseira do British Council em 1971, tendo estudado "English Studies" na Universidade de Cambridge (1986).
Escreveu as primeiras linhas sobre cinema aos nove anos, tendo aos 14 publicado o seu primeiro artigo no jornal do Liceu Alexandre Herculano, actividade que prosseguiu durante toda a vida em numerosos jornais e revistas.
Em 1978, com Mário Dorminsky, iniciou a publicação da Revista Cinema Novo e fundou o Fantasporto - Festival Internacional de Cinema do Porto.
Tem numerosos livros publicados, nomeadamente "Walt Disney - A Magia do Cinema" (1989, em co-autoria com António Reis"), "Frankenstein - Mary Shelley, James Whale, Boris Karloff e os Outros" (1994, antologia de literatura comparada) e "Pré-Textos de Cinema" (2001), o seu primeiro livro de crónica e ensaio.
Em 1998 fundou a revista de cinema "Estreia", tendo desde então escrito a antologia "Fantasgraffitti", o livro "Fantasporto - Fotobiografia 20 anos" (em co-autoria) e "Fantasporto - 25 anos de Cinema", um glossário sobre o festival.
A sua primeira incursão na ficção deu-se em 2003 com um conjunto de contos fantásticos, "As Fabulosas Histórias Dela", que esgotou a primeira edição e tem como cenário o Porto.
Em 2005 recebeu do governo português, em nome do Fantasporto, a Medalha de Mérito Cultural.