Berlinale 2007 com 22 filmes a concurso, Ozon encerra certame
"Angel", o mais recente filme do realizador francês François Ozon, irá encerrar a 18 de Fevereiro o 57/o Festival Internacional de Cinema de Berlim, anunciou hoje a organização.
Dos 26 filmes seleccionados para a Berlinale de 2007, apenas quatro estão fora de concurso e a maioria dos que disputam o Urso de Ouro é europeia ou de co-produção com países europeus.
Em "Angel", uma co-produção entre França, Bélgica e Reino Unido, François Ozon adaptou o romance homónimo da autora Elizabeth Taylor, com o enredo a situar-se no início do século XX, numa sociedade onde uma jovem mulher de origens humildes tenta vingar como escritora.
Além de "Angel, que encerrará o festival, em competição vai estar, por exemplo, a co-produção Brasil/Argentina "O ano em que os meus pais saíram de férias", de Cao Hamburger.
Da Alemanha foi seleccionado "Yella", de Christian Petzold, e, de Israel, "Beaufort", de Joseph Cedar.
O cinema asiático estará representado por "Tuya`s Marriage", de Wang Quan`na (China), "Lost in Beijing", de Li Yu (China), e "Desert Dream", de Zhang Lu (Coreia do Sul).
André Téchiné ("Les Témoins"), Jacques Rivette ("Ne touchez pas la hache"), Robert de Niro ("The Good Shepherd") e Steven Soderbergh ("The Good German") são outros realizadores em competição em Berlim.
Fora de competição estão, por exemplo, "Cartas de Iwo Jima", de Clint Eastwood, ou "Notes on a scandal", de Richard Eyre.
Pela Berlinale irão passar nomes como Matt Damon, Angelina Jolie, George Clooney, Robert de Niro ou Marianne Faithfull.
O júri deste ano será presidido pelo realizador Paul Schrader.
O Festival arranca com a exibição de "La vie en rose", filme de Olivier Dahan inspirado na cantora Edith Piaf.
No âmbito da Berlinale, o actor Afonso Pimentel irá representar Portugal na iniciativa "Shooting Stars", que revela novos talentos do cinema europeu.