Bernardo Sassetti volta a compor para cinema em "98 Octanas"

Uma música "lenta e introspectiva, transparente e silenciosa", é como o músico Bernardo Sassetti descreve a banda sonora que compôs para o filme "98 Octanas", de Fernando Lopes.

Agência LUSA /
DR

Depois de "Alice", de Marco Martins, Bernardo Sassetti volta a compor para cinema e em ambos os filmes, como assinalou à agência Lusa, utilizou a mesma metodologia: "Encontrar um só tema e abordá-lo em diversas variações".

"É muito importante que num filme de autor, como é o que predomina em Portugal, a música não se disperse dentro do filme e não se sobreponha nem ao trabalho dos actores nem à imagem", explicou o músico.

Fernando Lopes desafiou Sassetti a compor um fado, mas o músico acabou por transformá-lo num bolero que atravessa toda a película em diferentes variações.

"Apresentei-lhe um CD com o meu trio [Carlos Barretto e Alexandre Frazão] e outro com solos de piano e o Fernando Lopes, que não estava nada à espera disto, adorou os dois", recorda o autor de "Nocturno".

O que acabou por dar mais ânimo ao músico foi manter a unidade musical do filme e, em simultâneo, encontrar diferentes ângulos do bolero, resultando numa música "lenta e introspectiva que está no filme fisicamente, mas de uma forma transparente e silenciosa".

Ao contrário do que aconteceu com "Alice", a banda sonora de "98 Octanas" não terá edição discográfica.

"Não é uma tradição portuguesa e isso irrita-me, porque não se devia deixar música na prateleira", queixou-se Bernardo Sassetti, admitindo, no entanto, que poderá recuperar os temas e moldá-los para um futuro trabalho discográfico sobre música para palco e para cinema.

Além de "98 Octanas" e "Alice", Bernardo Sassetti tem trabalhado com alguma regularidade na área do cinema, tendo participado, por exemplo, na banda sonora de "O Talentoso Mr. Ripley", de Anthony Minguella, e composto para "O Milagre Segundo Salomé", de Mário Barroso", "Quaresma", de José Álvaro Morais, e "A Costa dos Murmúrios", de Margarida Cardoso.

Compôs também e já interpretou ao vivo música para o filme "Maria do Mar", de Leitão de Barros.

PUB