Biblioteca de Évora inicia terça-feira comemorações do bicentenário
A Biblioteca Pública de Évora (BPE) inicia terça-feira as comemorações do seu bicentenário, que envolvem um conjunto de iniciativas culturais até ao final do ano, incluindo o lançamento do novo complexo para acolher a instituição.
Trata-se do "Fórum do Conhecimento Frei Manuel do Cenáculo", um complexo que vai ser construído na periferia cidade para albergar, além da BPE, o arquivo distrital e a futura biblioteca municipal de Évora.
A primeira pedra do novo complexo cultural será lançada ainda este ano, devendo as obras prolongar-se ao longo de dois anos, num investimento global superior a cinco milhões de euros, adiantou à Agência Lusa o presidente do município, José Ernesto Oliveira.
O projecto é justificado com o facto do arquivo distrital e da BPE se encontrarem instalados em edifícios localizados no centro histórico da cidade, sem as condições consideradas adequadas ao seu funcionamento e em situação precária há vários anos.
Para terça-feira, às 09:30, está marcada a sessão solene de abertura das comemorações do bicentenário da BPE, presidida pelo secretário de Estado dos Bens Culturais, José Amaral Lopes, cujo o gabinete está deslocalizado em Évora.
A abertura das celebrações é dedicada a Frei Manuel do Cenáculo, Arcebispo de Évora que fundou a BPE há 200 anos e outras bibliotecas públicas e particulares espalhadas pelo país.
Após o simpósio sobre o "construtor de bibliotecas", é inaugurada uma exposição de pintura, de Élia Ramalho, e realizado um concerto de homenagem a Frei Manuel do Cenáculo, no Convento do Carmo.
No espectáculo, o barítono António Salgado e o pianista Amílcar Vasques-Dias vão recorrer a textos do próprio Frei Manuel do Cenáculo e à poesia de Garcia Lorca, Sophia de Mello Breyner, Luís Carmelo e Manuel Alegre, entre outros.
Sob o lema "Comemorar com os olhos no futuro", o bicentenário vai ser assinalado ao longo deste ano, compreendendo ciclos de conferências e de cinema, exposições e espectáculos de teatro e música.
Com o alto patrocínio do Presidente da República, Jorge Sampaio, as comemorações envolvem também palestras sobre a imprensa regional, exposições de pintura, fotografia e documentais.
O Dia Mundial da Poesia (21 de Março), o Dia Internacional do Livro Infantil (02 de Abril, este ano dedicado aos 200 anos do nascimento de Andersen) e o Dia Mundial do Livro (23 de Abril) serão comemorados com programas específicos.
Uma das mais antigas e mais ricas bibliotecas do país, a BPE é desde 1931 beneficiária do Depósito Legal, o que, segundo o seu director, José António Calixto, "tem contribuído para a sua riqueza e abrangência em termos de bibliografia corrente, ascendendo as suas colecções a mais de 612 mil volumes".
O espólio da biblioteca, com "espécies raras e únicas no mundo", inclui 664 incunábulos e 6.445 livros impressos do século XVI, além de vários núcleos de documentos manuscritos, de cartografia, música impressa e mais de 20 mil títulos de publicações periódicas.
Nas novas instalações, a BPE vai manter a actualização do seu espólio através do Depósito Legal, além dos fundos bibliográficos mais antigos e valiosos.
O futuro complexo, em que será inserida a BPE, é também apresentado como uma das peças para a concretização em Évora da iniciativa Capital Nacional da Cultura em 2006, depois de Coimbra e Faro.