Biblioteca de Marvila, em Lisboa, inaugurada no domingo
Lisboa, 24 nov (Lusa) - A biblioteca de Marvila, em Lisboa, um espaço cultural constituído por dois edifícios e construído ao abrigo do programa Biblioteca XXI, abre ao público no domingo, anunciou a Câmara Municipal.
A cerimónia, que terá início às 15:00, contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, e da vereadora da Cultura, Catarina Vaz Pinto.
"Constituída por dois edifícios, um construído de raiz e um segundo recuperado (o edifício da Quinta das Fontes), a biblioteca de Marvila ocupa uma área de 2.600 metros quadrados, cujo epicentro integra o Lagar de Azeite, elemento de memória e de descoberta na biblioteca e envolvente", refere o município em comunicado.
Inserida no programa Biblioteca XXI, criado em 2011, esta biblioteca permitirá "o acesso à cultura e ao conhecimento através dos vários suportes tecnológicos disponíveis".
O município vinca também que as bibliotecas ao abrigo deste programa assumem "um papel catalisador e de liderança nas comunidades locais, contribuindo para que estas se tornem comunidades baseadas no conhecimento e no exercício ativo da cidadania".
Estes locais pretendem então ser "espaços de cultura, espaços de aprendizagem e espaços da comunidade".
"Esta biblioteca intervém num território muito variado em termos culturais, com uma forte marca industrial e rural, com uma população extremamente jovem, num momento em que a relação deste bairro se redefine no contexto da cidade", acrescenta.
No final de outubro, o presidente da Câmara anunciou a abertura da biblioteca, vincando que aquele espaço "é muito mais do que uma biblioteca, é um espaço de desenvolvimento cultural".
O projeto é da autoria do arquiteto Hestnes Ferreira, filho do autor José Gomes Ferreira.
A biblioteca contempla um espaço dedicado "à descoberta e conhecimento do autor, onde estarão alguns objetos pessoais, a secretária onde escrevia, bem como a sua biblioteca particular", remata a nota da Câmara.