Biblioteca Nacional recebe manuscrito sobre a batalha de Braga (1809)

Lisboa, 26 Jan (Lusa) - A Biblioteca Nacional (BNP) recebeu um manuscrito que relata na primeira pessoa a Batalha de Braga de 1809, travada durante a segunda invasão francesa comandada pelo marechal Soult, há cerca de 200 anos.

© 2009 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Trata-se de uma carta enviada ao seu superior hierárquico, Sir John Cradock, barão de Howden, pelo barão de Eben, militar prussiano ao serviço da Grã-Bretanha que comandava as tropas britânicas.

A carta, oferecida à Biblioteca Nacional por Fernando Soares Carneiro, refere os combates entre as tropas do marechal Soult e o exército anglo-luso, sendo as hostes portuguesas comandadas pelo general Bernardim Andrade e Castro e as britânicas pelo autor da carta.

Redigido em inglês e "em bom estado de conservação e de legibilidade", segundo fonte da BNP, a carta descreve as operações militares e as de guerrilha.

Segundo a mesma fonte, Christian Adolph Frederick Eben narra os acontecimentos "que testemunhou relacionados com a Batalha de Braga, de 17 e 20 de Março de 1809, descrevendo com detalhe as ocorrências prévias ao assassinato do general português às mãos da população bracarense, trágico incidente provocado pelo falso rumor que se espalhou de que a vítima, que era um brilhante militar, estaria secretamente ao serviço dos franceses".

"São mencionados, igualmente, os efectivos do lado francês, a composição das duas guarnições, assim como o equipamento bélico, funcionamento e estratégias de avanço no terreno", adiantou.

Para a BNP, "a valia destas informações confere ao documento um significativo interesse para o aprofundamento de um dos episódios marcantes da história das invasões napoleónicas".

NL.

Lusa/Fim


PUB