Bienal de Artes Plásticas homenageia Olinda Colaço
A pintora Olinda Colaço vai ser homenageada na edição deste ano da Bienal de Artes Plásticas da Marinha Grande - "Prémio Pintor Fernando de Azevedo", informou hoje a Câmara Municipal local, que organiza o evento.
Olinda Colaço, artista plástica da Marinha Grande, será homenageada através de uma exposição retrospectiva da sua obra, que estará patente nos pavilhões do Parque Municipal de Exposições da cidade, durante o período da Bienal, entre 23 de Setembro e 29 de Outubro.
Esta é a primeira vez que a Bienal, subordinada ao tema "O Vidro na arte/A Arte no vidro", homenageia um artista que não é artesão do vidro.
A Bienal de Artes Plásticas da Marinha Grande, este ano na sexta edição, é considerada um dos mais importantes eventos de índole cultural realizados no concelho, tendo como objecto a pintura e a escultura em torno do vidro.
"Transformar a Bienal numa festa da cidade" é o objectivo da Câmara Municipal, disse hoje o vereador da Cultura, Alberto Cascalho, adiantando que "a iniciativa vai ser incorporada num programa de animação, que passará por artesãos a trabalhar ao vivo em vários locais da Marinha Grandes, espectáculos, ateliers infantis, workhops e visitas guiadas aos museus e fábricas" locais.
Com um orçamento pouco superior a 70 mil euros - menos 15 mil do que o orçamento da última edição -, a Bienal terá no dia da inauguração uma conferência por Emília Nadal, presidente da Sociedade Nacional de Belas Artes.
O director artístico da Bienal, João Luiz Costa, considera que a iniciativa "é um acontecimento mais para o lado do atrevimento, onde se mostram tendências e viragens na obra dos artistas".
Segundo o mesmo responsável, o certame da Marinha Grande é "respeitado no meio artístico português", começando a ser "um ingrediente necessário a um bom currículo".
"Muita gente tem começado na Bienal da Marinha Grande e hoje já está a ganhar prémios", acrescentou.
A Bienal atribuirá o Prémio Pintor Fernando de Azevedo à melhor obra de expressão contemporânea apresentada a concurso entre 12 e 17 de Junho, nas áreas da pintura e da escultura, tendo o vidro como tema.
O prémio será entregue no dia da abertura do certame.