Bilhete único de 35 euros para três dias do Festival de Vilar de Mouros
A produtora Portoeventos anunciou hoje um bilhete único de 35 euros para os três dias do Festival de Vilar de Mouros, Caminha, marcado para 21 a 23 de Julho.
Em comunicado, a Portoeventos refere que pretende comemorar os 35 anos da primeira grande edição do festival, 1971, com 35 bandas por 35 euros, o que corresponde a metade do preço cobrado pelos quatro dias da edição de 2005.
Contactada pela Lusa, fonte da produtora disse que não haverá bilhetes apenas para um dia, devendo o passe único de três dias, com direito a campismo gratuito, ser colocado à venda na próxima semana nos locais habituais.
A organização do mais antigo festival português de música ao ar livre quer fazer reviver este ano alguns dos momentos marcantes da sua história, numa festa alargada também a muitos estreantes.
Das primeiras oito bandas já anunciadas para a edição de 2006, quatro têm ligações ao Festival de Vilar de Mouros.
Durutti Column e Stranglers actuaram em 1982, ma maior edição do festival (nove dias), os Xutos e Pontapés estiveram em 1996 e 2001 e os Sepultura em 2003.
Cradle of Filth, Moonspell (cujo concerto em 1999 foi cancelado à última hora), Datsuns e Mojave 3 vão estrear-se este ano em Vilar de Mouros.
O Festival de Vilar de Mouros surgiu em 1965 apenas como evento de folclore, conquistando a sua internacionalização em 1971, quando levou à aldeia do concelho de Caminha nomes como Elton John, Manfred Mann, Amália Rodrigues, Duo Ouro Negro, Banda da GNR e Quarteto 1111.
Vilar de Mouros só voltou a receber um festival em 1982, com os U2, Echo & The Bunnymen, Stranglers, Renaissance, Durutti Column, Sun Ra Arkestra, Tom Robinson, Johnny Copeland, Gist, A Certain Ratio, Orquestra do Porto, António Victorino d`Almeida, Carlos do Carmo, Rão Kyao, GNR, Jáfumega e Roxigénio.
O festival regressou novamente em 1996, com uma edição comemorativa dos 25 anos que contou com Stone Roses, Young Gods, Madredeus, Xutos e Pontapés, James Taylor e Pato Banton.
A partir de 1999, o Festival de Vilar de Mouros passou a realizar- se anualmente, num recinto alargado junto à ponte românica sobre o Rio Coura.