Bimensário Jornal do Ave lançado hoje para cobrir Trofa, Santo Tirso e Famalicão

Redação, 04 jun (Lusa) - O Jornal do Ave, que "numa primeira fase" visa os concelhos da Trofa, Santo Tirso e Famalicão, foi hoje pela primeira vez para as bancas com a convicção de que cabe também à comunicação "alavancar a economia regional".

Lusa /

"Numa altura em que se fala de regionalização, consideramos que também na comunicação os projetos regionais podem ser alavancadores da economia local e regional", disse, à Lusa, a diretora do "Jornal do Ave", Magda Machado de Araújo.

Este novo bimensário - vai para as bancas na primeira e terceira quarta-feira de cada mês - foi lançado pelo grupo que detém o "Notícias da Trofa" e a "TrofaTV", o qual completou 12 anos em dezembro de 2013.

Questionada sobre não teme a crise, sobretudo numa altura em que se ouve falar em fecho de periódicos locais e regionais, Magda Araújo reconheceu que o projeto é "audacioso", sobretudo "dada a conjuntura económica que o país e a região atravessam", mas diz que esta não é altura para ter medo de arriscar.

"É em alturas como esta que devemos empreender, criar emprego. Apesar de dizerem que os jornais em papel têm os dias contados, parece-nos que isso não irá acontecer tão cedo e, por essa razão, apostamos na edição papel e na edição online [www.jornaldoave.pt], com conteúdos multimédia que acompanham as reportagens e notícias escritas", descreveu a diretora.

Segundo Magda Araújo, o Jornal do Ave, cuja "equipa jovem" é composta por seis pessoas desde comerciais, a jornalistas e reportes de imagem, dá "muito valor às novas plataformas", nomeadamente vídeo: "Com recurso às novas tecnologias conseguimos que as nossas notícias e reportagens sejam `consumidas` em qualquer do país ou do mundo, aproximando-nos assim dos nossos emigrantes", referiu.

O Jornal do Ave quer alargar a sua intervenção aos municípios da região do Ave, ainda que nesta primeira fase esteja focado em Santo Tirso, Vila Nova de Famalicão e Trofa.

A primeira edição em papel conta com 24 páginas e dá destaque à iniciativa "Maior Caminhada do Pijama do Mundo" da Fundação Mundos de Vida, sediada em Lousado, Famalicão, que, no último domingo, juntou mais de 16 mil pessoas em dez concelhos do Norte, bem como a uma entrevista ao presidente da Câmara de Santo Tirso, o socialista Joaquim Couto.

"Parece-nos que os leitores não querem saber só o que se passa na sua rua, na sua freguesia ou no seu concelho, também se interessam pelo que se passa na sua região", concluiu a responsável.

Tópicos
PUB