Biografia "Como um ícone", sobre Madonna, chega esta semana a Portugal
Lisboa, 30 Jan (Lusa) - A biografia "Madonna - Como um ícone", que a jornalista britânica Lucy O´Brien escreveu sobre a rainha da pop, vai ser publicada esta semana em Portugal, com fotografias inéditas e testemunhos de pessoas que conviveram com a cantora.
O livro, editado em 2007 no Reino Unido, chega a Portugal pela mão de uma nova editora portuguesa, Humanity´s Friends Books, com tradução de Francisco da Silva Pereira e uma tiragem de seis mil exemplares.
Apesar de já terem sido editados dezenas de livros sobre Madonna Ciccone, este é apresentado como a biografia definitiva da cantora, ao qual a autora dedicou uma década de pesquisas e entrevistou perto de uma centena de pessoas.
Madonna não foi entrevistada para a biografia, mas cedeu a Lucy O´Brien os contactos para prosseguir a pesquisa, o que fez com que o livro incluisse declarações de Sean Penn e Warren Beatty, do pai e dos irmãos ou dos produtores, realizadores e bailarinos com quem trabalhou.
Em "Como um ícone" - título que remete para os famosos temas "Like a virgin" ou "Like a prayer" -, Lucy O´Brien traça o perfil de Madonna desde a infância, a morte da mãe e o relacionamento com os irmãos, até à recente adopção de uma criança do Malawi.
As múltiplas facetas da cantora, as metamorfoses musicais, os excessos, os escândalos, a maternidade, a devoção da Cabala e a existência de traços biográficos nas suas canções também não foram esquecidos por Lucy O´Brien.
Madonna, a mais famosa, iconográfica e reinventiva cantora do planeta pop, tem 25 anos de carreira na música e no espectáculo, desde que se lançou com o single "Everybody", em 1982.
Ao longo de duas décadas recebeu dezenas de prémios, esteve 26 vezes nomeada para os Grammy e é uma das artistas que mais discos vende em todo o mundo.
Em 2008 Madonna completa 50 anos, vai lançar um novo álbum, estreia-se como realizadora no festival de Berlim, apresentando a curta-metragem "Filth and Wisdom", e vai integrar o Rock and Roll Hall of Fame.
Lucy O´Brien, que colaborou já com a Mojo, a New Musical Express ou o Guardian, escreveu sobre Madonna depois de ter publicado as biografias de Annie Lennox e Dusty Springfield e a obra "She Bop", sobre mulheres na música popular.
SS.