Biografia de Carlos Paredes contada aos jovens
O livro "O menino que se apaixonou por uma guitarra", que a Campo das Letras edita esta semana, é a história do guitarrista Carlos Paredes contada às crianças por José Jorge Letria e ilustrada por José Emídio.
O livro, destinado aos jovens até aos 15 anos, narra a história de "um menino esguio e sonhador" que via nas doze cordas da guitarra portuguesa, "uma grinalda de flores perfumadas".
A guitarra pela qual o menino Carlos Paredes se apaixonou "era bisneta de um outra chegada a Portugal quase dois séculos antes, vinda de Inglaterra", lê-se no livro.
O menino nasceu em Coimbra - "essa era a cidade de poetas, cujas palavras doces e precisas o menino aprendeu de cor" - em 1925.
Na obra é traçada a biografia do menino que tinha "um destino secreto que só as estrelas conhecem lá no fundo".
É esse destino de que José Jorge Letria fala e José Emídio ilustra em aguarelas em tons maioritariamente castanhos, azuis, amarelos e verdes.
A história termina quando o menino, já homem, "fechou os olhos e deixou que as gaivotas e os golfinhos o levassem para um sítio distante e tranquilo".
No final do livro surge uma breve nota biográfica do guitarrista falecido em Lisboa, após doença prolongada, a 23 de Julho deste ano.
Carlos Paredes foi "o príncipe da nossa alegria sem nome, um menino sem idade e sem pressa", escreve José Jorge Letria.