Biografia de Roberto Carlos, proibida pela Justiça, chega à Internet

O livro "Roberto Carlos em Detalhes" está entre os mais vendidos nas grandes livrarias brasileiras e chegou já à Internet apesar de o famoso compositor e cantor brasileiro ter conseguido na Justiça o direito de o retirar do mercado.

Agência LUSA /

No acordo feito no final de Abril, no Fórum Criminal de São Paulo, a editora "Planeta", que lançou a biografia escrita por Paulo César de Araújo em Dezembro passado, comprometeu-se a não reimprimir o livro e a entregar a Roberto Carlos os 11.000 exemplares que ainda estavam na empresa, dos 33.000 impressos.

As livrarias, no entanto, não são obrigadas a entregar os exemplares que já haviam adquirido.

A "Planeta" vai tentar reaver os exemplares que ainda estão nas livrarias e, caso não o consiga, Roberto Carlos poderá comprá-los e terá o direito de ser ressarcido pela editora.

Na Internet, uma versão integral do texto do livro chegou nesta quinta-feira à rede.

Segundo a "Folha de São Paulo", os advogados do cantor tomarão medidas legais para impedir que os arquivos continuem a ser "descarregados", mas reconhecem que o controlo na rede mundial de computadores é pequeno.

O ministro da Cultura brasileiro, Gilberto Gil, considera "complicada " a questão das biografias não autorizadas.

"A não autorização cria espaço para os conflitos. Não vejo por que não produzem biografias autorizadas. Se ele (o autor) tivesse consultado o Roberto, essas coisas teriam sido evitadas. Por outro lado, é direito das pessoas falarem da vida dos outros - ressalvado o direito do que as pessoas consideram o seu espaço privado. Não é simples", afirmou Gil à "Folha de São Paulo".

A principal alegação do "Rei", como é conhecido o cantor no Brasil, é a de que o livro é uma invasão da sua privacidade e é ofensivo.

Já para o autor do livro, a decisão da Justiça foi "frustrante", tanto para a história da música popular e para os fãs de Roberto Carlos como para a democracia brasileira.

O historiador diz que levou 15 anos da sua vida em pesquisas para fazer a biografia de Roberto Carlos, que reúne cerca de 200 entrevistas com músicos, amigos e outras pessoas que acompanharam a carreira do cantor.

PUB