Blanca Varela "imensamente feliz" pelo reconhecimento da sua obra

A poetisa peruana Blanca Varela está "imensamente feliz" pela obtenção do Prémio Rainha Sofia de Poesia, que significa "o reconhecimento definitivo da sua poesia em Espanha", disse hoje o seu filho, Vicente Varela.

Agência LUSA /

A atribuição do prémio, com uma dotação de 42.100 euros, ocorre poucos meses depois da do galardão García Lorca de Poesia, que a autora obteve em Outubro último e que hoje será recebido pelo filho em Granada.

Ela está "imensamente feliz com o prémio, que não esperava. Foi uma completa surpresa para todos", disse o filho da autora.

"Embora - assinalou - ela não possa expressar-se [a poetisa tem problemas de saúde], os que estavam perto dela em casa comentaram que o rosto se lhe alterou por completo" ao tomar conhecimento do prémio.

Blanca Varela é a segunda mulher a ganhar o Prémio Rainha Sofiai de Poesia, instituído em 1992. A primeira foi a poetisa portuguesa Sophia de Mello Breyner, em 1992.

A poetisa peruana é também a primeira mulher a obter o Prémio Lorca de Poesia, criado em 12004 e que, com uma dotação de 50.000 euros, é o galardão para obras poéticas em espanhol de maior valor pecuniário do mundo.


PUB