Blasted Mechanism em busca de espiritualidade
Os portugueses Blasted Mechanism editam dia 19 o álbum "Sound in Light", um registo mais tribal e orgânico que surge dois anos depois de "Avatara", informou o vocalista do grupo, Karkov.
"A mensagem dos Blasted é a mesma, de uma viagem interna na busca de espiritualidade", sublinhou o autor de todas as letras do novo álbum.
Em "Sound in Light", os seis elementos dos Blasted Mechanism despiram os fatos que os transformavam quase em extra-terrestres e assumem uma postura de tribo em reverência ao planeta Terra, "a grande nave cósmica".
Em alguns dos quinze novos temas, entre o rock industrial e a electrónica, com fortes influências da "world music", os Blasted Mechanism convocaram outros parceiros para musicar a sua visão do mundo.
Entre os convidados contam-se o guitarrista António Chaínho em "We", Rão Kyao e o espanhol Macaco em "Sunshine", os portugueses Kumpania Algazarra em "Battle of Tribes" e "URU (Strange Faces)" e o italiano Nidi D`Arac, que os Blasted conheceram numa digressão em Itália.
O novo álbum tem a particularidade de dar acesso, através da Internet, a um segundo álbum, intitulado "Light in Sound", com mais dez temas originais que podem ser descarregados no site oficial da banda.
Segundo Karkov, este segundo registo é mais "improvisado, com experimentações electrónicas".
A banda apresentará ao vivo o novo álbum no dia 15 na Aula Magna, em Lisboa, e no dia 17 no Teatro Sá da Bandeira, no Porto.
Embora o disco só apareça nas lojas no dia 19, o primeiro contacto com "Sound in Light" pode ser garantido desde já, adquirindo nas lojas Fnac um passe que dará entrada gratuita a um dos dois concertos de apresentação e, mais tarde, ao próprio disco.
No dia 19, data oficial de lançamento do disco, o mesmo passe que serviu para entrar no concerto de apresentação serve para levantar o CD "Sound in Light" nas lojas Fnac, ou seja, a aquisição do bilhete para o concerto dá direito ao novo álbum dos Blasted Mechanism.
Centrado no rock, o grupo recorre a vários elementos musicais e instrumentais exógenos, nomeadamente da música tradicional das mais diferentes latitudes e culturas - a chamada World Music.
A banda foi formada em 1996 e ficou conhecida pela sua original imagem em palco, onde se apresentam com trajes "alienígenas" que não deixam ver as caras dos músicos, cuja identidade é conservada cuidadosamente em segredo.
A imagem forte e extravagante, a sonoridade original do grupo, o conceito artístico e musical vincado e as referências à música tradicional mundial têm atraído e fidelizado público para os Blasted Mechanism.
Os Blasted Mechanism são formados por Karkov (voz), Ary (baixo), Valdjiu (bambuleco e kalachakra, dois instrumentos criados pela banda), Sinc (bateria), Zymon (guitarra) e Winga (percussão).