Boneco Noddy anima programação de Novembro da Casa da Música

A Casa da Música (CdM) do Porto divulgou hoje a sua programação para o mês de Novembro, destacando os espectáculos do boneco animado Noddy e um concerto com a Orchestre Revolutionnaire et Romantique.

Agência LUSA /

A CdM realça, em comunicado, a realização de três sessões extra do espectáculo "Noddy Life" e os seus amigos da "Cidade dos Brinquedos", que pela primeira vez visitam Portugal.

"A procura de bilhetes por parte do público superou todas as expectativas e os 12 espectáculos programados (23, 24, 25 e 26 de Novembro) esgotaram há mais de três semanas", afirma a CdM, referindo que o quinto dia de espectáculos, com sessões às 11:00, 15:00 e 19:00, realiza-se domingo, 27 de Novembro.

Os bilhetes serão postos à venda a partir das 10:00 de quarta- feira na Casa da Música, que permite a reserva de bilhetes desde que estes sejam levantados até 10 de Novembro.

O "Noddy Life" destina-se a crianças entre os dois e os sete anos e as três sessões diárias darão a conhecer ao vivo a famosa "Cidade dos Brinquedos".

Sábado, a Casa da Música recebe a Orchestre Revolutionnaire et Romantique, que se apresentará sob a direcção musical de John Eliot Gardiner, um dos mais aclamados maestros do mundo.

O programa inclui a interpretação de "O Sonho de uma noite de Verão", de Mendelssohn, cantado pelas vozes femininas do Coro Monteverdi.

"Prevê-se que este concerto seja um dos momentos mais altos da programação da Casa da Música para esta temporada", refere a instituição.

Composta por 53 músicos, a orquestra foi fundada em 1990 por Sir John Eliot Gardiner, que é também fundador e director artístico do Monteverdi Choir e do English Baroque Soloists.

O Ciclo Novas Músicas começa sexta-feira com um espectáculo a solo de Erik Friedlander, considerado um dos músicos mais activos no improviso e no jazz oriundo de Nova Iorque.

O ciclo prossegue dia 11, com o duo "Telectu", constituído por Jorge Lima Barreto e Vítor Rua, seguindo-se a 14 de Novembro, um espectáculo do guitarrista norte-americano Bill Frisell, que apresentará o seu último registo de originais "Unspeakable", vencedor do Grammy para Melhor Álbum de Jazz Contemporâneo de 2005.

No âmbito do mesmo ciclo, apresentar-se-ão, entre outros, o Remix Ensemble, Michael Nyman Band, o Drumming - Grupo de Percussão, a Orchestrutopia, o Ensemble Intercontemporain, o pianista Paul Crissley, encerrando com um espectáculo dos brasileiros Pedro Luís e a Parede & Fernanda Abreu.

Para 09 de Novembro, está agendado um concerto comentado com Luís Represas que fará "uma viagem ao mundo da música ligeira portuguesa" com o objectivo de dar a conhecer o modo de composição das canções e de adaptação dos poemas, as dificuldades que a métrica e a acentuação da palavra colocam à composição musical e os aspectos técnicos que estão nos bastidores de um concerto.

O concerto, marcado para as 14:30, com repetição às 16:30, destina-se a alunos do Ensino Básico e Secundário.

Luís Represas, cantor, compositor e músico, foi um dos fundadores do grupo Trovante.

Para assinalar o início das comemorações dos 250 anos do nascimento de Mozart, a CdM promove, dia 08, uma "viagem" ao universo do compositor, "num ambiente em que as personagens do século XVIII ganham vida".

Neste ambiente, refere a instituição, decorrerá a apresentação do livro "Do seu amigo Mozart", do ilustrador Donovan Bixley.

A Orquestra Gulbenkian apresenta-se a 12 de Novembro, num concerto dirigido por Lawrence Foster e com Arcadi Volodos, ao piano, e David Lefévre, no violino.

Dia 19, subirá ao palco o jamaicano Horace Andy (autor de canções como "Love of a Woman", "Something on my mind" e "You are my angel") que revisitará 40 anos de carreira.

A primeira parte deste concerto estará a cargo dos portugueses Sativa.

A programação de Novembro encerra a 27 com mais um concerto para bebés, destinado a maiores de 18 semanas.

PUB