Bragança quer bater recorde da maior concentração de carros antigos
Bragança, 25 out (Lusa) -- A cidade de Bragança vai acolher, em 2012, um evento ibérico que quer entrar para o Guinness World Records como a maior concentração de carros antigos do mundo, anunciou hoje a organização.
O Iberian Classis Cars decorrerá entre 06 e 10 de junho e pretende juntar cerca de 600 veículos de Portugal, Espanha, mas também de outros países, segundo disse à Lusa Rodrigues da Silva, o responsável pela organização do evento no Nordeste Automóvel Clube (NAC).
O clube de Bragança tem tradição nos passeios e outros eventos de carros antigos com os vizinhos espanhóis e no Douro e aceitou um desafio lançado por operadores turísticos da região Património da Humanidade para organizar este evento.
Ao contrário do Douro, que tem já a sua dinâmica turística, "é preciso mexer com Bragança", na opinião dos responsáveis do NAC que propuseram a cidade transmontana para acolher o evento e contaram de imediato com o apoio da Câmara local.
De acordo com o responsável pela organização, durante cinco dias vai ser instalada "uma aldeia à volta do castelo" de Bragança com um "funpark" (parque de diversões), que será o centro da concentração.
Dali partirão centenas de carros antigos até ao Santuário da Senhora da Serra, numa viagem que servirá para fazer a contagem para o Guinness World Records.
Rodrigues da Silva explicou à Lusa que vão ainda preparar o processo, nomeadamente junto do Guinness para saber se já existe algum recorde do género e quantos carros serão necessário para o bater.
"Estamos convencidos de que é inédito na Península Ibérica", disse, referindo, no entanto que existem outros países onde são comuns estes eventos, daí a necessidade de obter mais informação para tentar bater o recorde do mundo.
A organização espera cerca de 1.500 pessoas na concentração, mas acredita que serão "vários milhares nos dias do evento em Bragança", a contar com acompanhantes e outros participantes.
Outro propósito da organização é "envolver toda a sociedade" e para o efeito está já a contactar com organizações locais, nomeadamente ligadas ao comércios e restauração.
A divulgação do encontro será feita através de revistas da especialidade, em feiras ligada ao setor e de um sítio na Internet que está a ser ultimado.
Outro propósito é fazer do evento um encontro anual realizado alternadamente em Portugal e Espanha.