Brasil promulga documento no centenário da morte de Machado de Assis

São Paulo, Brasil, 25 Set (Lusa) - O Governo brasileiro vai promulgar o acordo ortográfico no centenário da morte do escritor Machado de Assis (1839-1908), foi hoje anunciado.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

A solenidade, com a presença do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, decorrerá no dia 29 de Setembro, na sede da Academia Brasileira de Letras, ABL, no Rio de Janeiro.

Lula da Silva assinará quatro decretos de promulgação do acordo ortográfico dos países de língua portuguesa, segundo comunicado distribuído pela ABL.

"Com esses actos, Machado de Assis será duplamente exaltado: de um lado, a Academia lhe rende a mais expressiva homenagem neste ano em que celebramos o centenário de sua morte. E, de outro, a assinatura pelo presidente Lula dos decretos que promulgam o acordo ortográfico dos sete países lusófonos", salientou o presidente da ABL, Cícero Sandroni.

Sandroni realçou que a promulgação do acordo ortográfico concretiza uma antiga aspiração de Machado de Assis, manifestada num de seus discursos, em 1897.

"A Academia - disse na altura o autor de "Memórias póstumas de Brás Cubas" - buscará ser a guardiã de nosso idioma, fundado em suas legítimas fontes - o povo e os escritores, todos os falantes de língua portuguesa".

Participarão na solenidade os ministros da Educação, Fernando Haddad, e da Cultura, Juca Ferreira, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e os embaixadores de Portugal, Angola e Moçambique.


PUB