Brasileira Maria Rita volta a Portugal para três espectáculos
A cantora brasileira Maria Rita volta a Portugal em Janeiro para apresentar o seu segundo trabalho, com espectáculos marcados para dia 07, no Coliseu do Porto, e a 09 e 10, no de Lisboa, anunciou hoje a organização.
A produtora Música no Coração espera os três concertos sejam os da "consagração" da cantora em Portugal, que insiste em não ser comparada com a mãe, Elis Regina, e que esgotou as salas nacionais por onde passou desde que se estreou em palcos portugueses, em Janeiro de 2004.
"Segundo" é o título o segundo álbum de Maria Rita, produzido pela própria e pelo cantor brasileiro Lenine, lançado no mercado português no início de Outubro e que entrou directamente para o quinto lugar da tabela de discos mais vendidos.
Tal como acontecera no álbum de estreia - "Maria Rita", editado em 2003 e que foi disco de ouro em Portugal em 2004 -, também em "Segundo" a cantora optou por interpretar temas alheios, contando com nomes consagrados como Edu Lobo e Chico Buarque de Hollanda, ou outros da nova geração de músicos como Marcelo Camelo, a banda Los Hermanos ou Marcelo Yuka, mais conhecido por O Rappa.
"Sobre todas as coisas", de Chico Buarque e Edu Lobo, "Despedida" e "Casa Pré-fabricada", ambas de Marcelo Camelo, "Minha Alma (A paz que eu não quero)", de O Rappa, contam-se entre os 12 temas de "Segundo".
Trata-se de um álbum que a própria cantora considera "mais intimista" do que o primeiro e que percorre ritmos que vão do samba ao bolero, da balada ao maracatu.
Filha de Elis Regina e do pianista César Camargo Mariano, Maria Rita insiste que "não quer tomar o lugar da mãe, nem ser comparada com ela, mas o seu estilo e presença em palco, aliado ao timbre de voz, remetem inevitavelmente para o nome da cantora que muitos especialistas de música continuam a considerar a melhor cantora de sempre do Brasil.
Com temas de Rita Lee, Milton Nascimento (padrinho da cantora), Cláudio Lins, Marcelo Camelo e Bráulio Tavares, "Maria Rita" foi disco de ouro em Portugal, de platina no Brasil e valeu à cantora três Grammy latinos na edição de 2004.
Nascida em 1978, Maria Rita Mariano, que estudou comunicação social e exerceu jornalismo, viveu oito anos nos Estados Unidos, tendo regressado ao Brasil para se lançar como cantora.
O Pavilhão Atlântico, o Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz, Espinho, Loulé e Angra do Heroísmo foram os locais por onde a artista passou desde que se estreou em Portugal, a 08 de Janeiro de 2004.