Brasileiro Lenine inicia digressão europeia quarta-feira em Lisboa
O músico brasileiro Lenine começa quarta-feira em Lisboa uma digressão que o levará a vários palcos da Europa, mas é em Portugal que espera um concerto com "infinitamente mais prazer por ser compreendido pelos portugueses".
No Teatro Tivoli, assim como em Espanha, França, Itália, Reino Unido e Alemanha, Lenine recupera o repertório gravado ao vivo em 2006 em São Paulo em CD e DVD e editado em "Acústico MTV".
Em entrevista à Agência Lusa, Lenine explicou que muitas das canções gravadas para este acústico ao vivo nunca tinham sido registadas, já que as compôs para outros artistas.
"É uma redescoberta do meu trabalho, porque as canções estavam em trânsito, passaram despercebidas no meu repertório", sublinhou o autor de "Falange Canibal".
Assim se justifica que "Acústico MTV" tenha "esse sabor de inédito, com canções que deram para descobrir novos caminhos", a par de outras que têm resistido nos seus concertos ao longo dos anos.
Em Lisboa, Lenine vai estar com três músicos que o têm acompanhado e que entraram também em "Acústico MTV": Jr.
Tostoi (guitarra), Guila (baixo) e Pantico Rocha (bateria).
A partir de um repertório de cerca de vinte canções, Lenine deixa a decisão de escolha do alinhamento do concerto para os vinte minutos antes de subir ao palco.
"É uma adrenalina do bem, porque ninguém toca em piloto automático", sublinhou o compositor pernambucano.
Apesar de seguir para a estrada, Lenine garante que está sempre a compor. "Um artista - diz - está eternamente gravando, mas o meu exercício é o da composição".
Com um repertório de cerca de 500 canções, escritas para si e para outros músicos, Lenine já trabalhou com vários artistas portugueses, de Maria João e Mário Laginha a Pedro Abrunhosa.
"Acústico MTV" incluía a participação de vários convidados, entre os quais a cantora mexicana Julieta Venegas e o baixista camaronês Richard Bona.
Em Lisboa, Lenine não terá estes convidados, mas não descarta a hipótese de ter em palco, de surpresa, um artista português.
Além de compositor de temas que ligam a pop urbana à tradição da música brasileira, Lenine destaca-se ainda na produção, para Maria Rita, e colaborou com Maria Bethânia e Kid Abelha.