Brasileiro Seu Jorge apresenta "Cru" em Novembro em Portugal
O músico e actor brasileiro Seu Jorge estreia-se em palcos portugueses em Novembro, com três concertos em Lisboa, Porto e Açores para apresentar o álbum "Cru", revelou hoje a promotora.
Jorge Mário da Silva, conhecido como Seu Jorge, toca a 03 de Novembro na Aula Magna, em Lisboa, e no dia seguinte na Casa da Música, no Porto, seguindo a 06 desse mês para o Teatro Micaelense, em Ponta Delgada, Açores.
A estreia em Portugal dá-se por conta do álbum "Cru", que o músico carioca lançou em 2004 pela editora francesa Naive, mas que só em Maio chegou aos escaparates portugueses.
Seu Jorge tem estado em digressão pela Europa, onde o álbum foi muito bem acolhido pela crítica, a revelar o seu samba-funk- reggae, já presente no álbum de estreia "Samba Esporte Fino", de 2001.
Com 34 anos, Seu Jorge está desde cedo ligado à música, sobretudo ao samba, que considera a "medalha de ouro" e o "estandarte brasileiro", mas foi pelo cinema que se deu a conhecer ao grande público, sobretudo desde "Cidade de Deus" (2002), de Fernando Meirelles, em que interpretou a personagem Mané Galinha.
Mais recentemente, entrou no filme "Um peixe fora de água", de Wes Anderson, cuja participação quase se resumia a reinventar temas de David Bowie em língua portuguesa.
Brevemente estará nos cinemas portugueses o filme "Casa de Areia", de Andrucha Waddington, onde Seu Jorge contracena ao lado de Fernanda Montenegro.
Seu Jorge cresceu nas favelas do Rio de Janeiro e desde criança que conviveu de perto com o samba, que diz ser o grande trunfo da sua música.
Depois de ter vivido alguns anos nas ruas do Rio de Janeiro, Seu Jorge integrou na década de 1990 o grupo de teatro "Tá na Rua" e a banda Farofa Carioca.
Em 2001 lançou-se na música a solo com o álbum "Samba Esporte Fino" e três anos depois surgiu com "Cru", que inclui temas como "Tive Razão", "Bem querer" e "Sou Favela", em que canta "a favela nunca foi reduto de marginal/a favela é um problema social".
Os bilhetes para os três concertos em Portugal já estão à venda.