Calçada portuguesa pode substituir brasões florais da Praça do Império

por Arlinda Brandão

Foto: Arlinda Brandão - Antena 1

A calçada portuguesa é a alternativa que está a ganhar maior consenso para a substituição dos brasões florais da Praça do Império, em Belém, que tanta polémica têm motivado. Mas a Câmara Municipal de Lisboa remete uma decisão final para a Direção-Geral do Património Cultural. É o que avança ao Portugal em Direto, da Antena 1, o vereador do Ambiente e Espaços Verdes, José Sá Fernandes.

A retirada desses brasões no projeto de requalificação causou polémica e foi alvo de uma petição de cerca de 14 mil assinaturas.

São brasões florais das capitais de distrito das ilhas e ex-colónias portuguesas, mas hoje encontram-se como arbustos, em mau estado.


O presidente da Junta de Freguesia de Belém defende que substituí-los por calçada portuguesa é a melhor solução e até aponta um local junto à Fonte Luminosa, onde ficam protegidos do receio de "se andar a calcar estes símbolos".

A repórter Arlinda Brandão esteve na Praça do Império, junto ao Tejo e ao Mosteiro dos Jerónimos, para perceber melhor no local o que está em causa.
pub