"Brave -- Indomável" e "Searching for Sugar Man" vencem Óscares de melhor filme de animação e documentário
Los Angeles, Estados Unidos, 25 fev (Lusa) -- Os filmes "Brave -- Indomável" e "Searching for Sugar Man" venceram hoje os Óscares de melhor filme de animação e melhor documentário, numa cerimónia onde Christoph Waltz e Anne Hathaway foram galardoardos com as estatuetas de melhores atores secundários.
A estatueta de "Melhor Filme de Animação" foi para "Brave -- Indomável", da Pichar, que conta as aventuras da princesa Merida.
"Brave -- Indomável", realizado por Mark Andrews e Brenda Chapman, levou a melhor sobre os também nomeados "Força Ralph", da Disney, "Frankenweenie" de Tim Burton, "ParaNorman" e "Os Piratas!".
O filme "Anna Karenina" ganhou o Óscar de "Melhor Guarda-Roupa", batendo os concorrentes na mesma categoria "Os Miseráveis", "Lincoln", "Espelho Meu, Espelho Meu! Há Alguém Mais Gira do Que Eu?" e "Branca de Neve e o Caçador".
A produção "Inocente", uma história de superação de uma adolescente hispânica, ganhou o Óscar de "Melhor Documentário Curta-Metragem", batendo os filmes "Kings Point", "Mondays at Racine", "Open Heart" e "Redemption" na 85.ª edição dos prémios de cinema da Academia de Hollywood.
O chileno Claudio Miranda conseguiu hoje o primeiro Óscar da sua carreira como melhor diretor de fotografia com "A Vida de Pi", um prémio também disputado por Janusz Kaminski ("Lincoln"), Robert Richardson ("Django Libertado"), Roger Deakins ("007 - Skyfall") y Seamus McGarvey ("Anna Karenina").
O filme "Amor", do austríaco Michael Haneke ganhou "Melhor filme Estrangeiro". O filme em língua francesa, que conta a história de um casal de octogenários em luta contra a doença terminal da mulher, arrebatou a estatueta aos filmes "Kon-Tiki" (Noruega); "No" (Chile); "Um Caso Real" (Dinamarca) e "War Witch" (Canadá).
Já "Searching for Sugar Man" foi o vencedor de "Melhor documentário", categoria onde competia com "5 Broken Cameras", "The Gatekeepers", "How to Survive a Plague" e "The Invisible War ".
A cerimónia está a ser conduzida pelo produtor Seth McFarlane.