Buena Vista Social Club cancela atuação em Taiwan por "fatores políticos"
A Orquestra Buena Vista Social Club cancelou o concerto previsto para hoje em Taiwan "devido a fatores políticos", disse a organização do evento na ilha, num comunicado de imprensa.
"O grupo musical cubano, que já tinha atuado há anos na ilha, confirmou que cancelou a sua atuação prevista para 08 de março na Sala Nacional de Concertos", especificou a a Management of New Arts (MNA).
A MNA afirmou que tinha um contrato com representantes espanhóis do grupo, de quem recentemente recebeu uma carta em que diziam que, devido à mudança no poder político em Taiwan, o grupo não poderia levar a cabo a sua atuação.
Segundo a MNA, os representantes do grupo Buena Vista Social Club disseram-lhes, sem facultar mais detalhes, que o Ministério da Cultura de Cuba -- país que não mantém relações com Taiwan -- estava por detrás do cancelamento, citando obstáculos políticos e diplomáticos.
O grupo mantém as atuações previstas em Hong Kong, de 10 a 12 de março, em Tóquio, a 15 e 18, e em Beirute, a 22 de março.
Os promotores taiwaneses do espetáculo manifestaram o seu "profundo pesar" pelo cancelamento do concerto e prometeram reembolsar na totalidade as 1.400 pessoas que compram bilhete.
Esta é a primeira vez na história que a MNA se vê obrigada a cancelar um evento artístico em Taiwan por razões políticas, assinalou a empresa.
A 16 de janeiro, o Partido Democrático Progressista (PDP), que era o principal partido da oposição, ganhou as eleições presidenciais e legislativas de Taiwan.
No mês passado, Taiwan inaugurou a nona legislatura do seu Parlamento, com maioria absoluta do independentista PDP, colocando um ponto final a 60 anos de domínio do Partido Kuomintang (KMT).
A Presidente eleita, Tsai Ing-wen, toma posse a 20 de maio.
Taiwan vai ter então, pela primeira vez na sua história, uma Presidente do independentista PDP.