"Calçadinha" romana renasce em antigo matadouro

Faro, 07 Dez (Lusa) - Um antigo matadouro acolhe desde hoje o centro interpretativo de São Brás de Alportel que conta a habitantes e visitantes a história da "Calçadinha", uma das mais importantes vias romanas do Algarve.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Cinco anos depois de ter sido lançado o projecto, o Centro Explicativo e de Acolhimento da Calçadinha de São Brás de Alportel hoje inaugurado pelo presidente da autarquia local, António Eusébio, integra um projecto mais vasto de valorização do património do Concelho, com destaque para esta antiga via Romana, actualmente restaurada.

Este ex-libris do património arqueológico de São Brás divide-se em dois troços, numa extensão total de 1.480 metros e presume-se que ligasse Ossónoba (actual cidade de Faro) a Pax Júlia (actual cidade de Beja).

Na cerimónia de inauguração, a arqueóloga Angelina Pereira salientou a importância de valorizar este sítio arqueológico "para potenciar o desenvolvimento de um turismo cultural".

OS trabalhos de valorização incluíram, por exemplo, limpeza de vegetação, remoção de terras, colocação de placas informativas ao longo do percurso e arranjo urbanístico dos acessos.

"A Calçadinha não é apenas um vestígio histórico, é um caminho que nos leva a percorrer e conhecer melhor a nossa História", afirmou António Eusébio na cerimónia inauguração, destacando a importância deste património "num conceito turístico que tem por base a natureza e a História".

De acordo com o autarca, o projecto do Centro Explicativo não passa apenas pelo acolhimento ao turista mas também por dar continuidade ao projecto de valorização da Calçadinha e por incentivar o estudo do passado arqueológico do Concelho.

A obra de remodelação e construção do Centro custou cerca de 230 mil euros e contou com financiamento comunitário.

O Centro conta com uma sala de exposição permanente com informação sobre a Calçadinha, uma sala polivalente destinada a exposições temáticas, entre outras actividades, um espaço de estudo e investigação aberto à comunidade e um gabinete técnico, sendo o exterior ocupado por uma área verde de lazer e um espaço reservado à realização de actividades e recriação do passado.

ARA/RCR.

Lusa/Fim


PUB