Câmara de Aveiro quer revitalizar zona de engraxadores dos Arcos

A Câmara de Aveiro pretende "ressuscitar" os Arcos, espaço central da cidade onde as pessoas se juntavam "para saber as novidades e engraxar os sapatos", e vai recolocar cadeiras de graxa, inspiradas nas originais.

Lusa /

Segundo uma informação municipal, a Câmara já procedeu à remoção dos quiosques de engraxador existentes na Praça Joaquim Melo Freitas (Arcos), no âmbito da qualificação daquele espaço público.

A retirada dessas estruturas, ocorrida na quarta-feira, deixou a descoberto uma área da original calçada aveirense, com o desenho que inclui a data de 1947, devendo ser uma das calçadas características de Aveiro mais antigas, que se encontram preservadas.

Em substituição dos quiosques, vai ser instalada nos Arcos uma nova cadeira, que está a ser desenvolvida por um arquiteto aveirense, inspirada no desenho das primeiras que ali existiram.

O projeto "insere-se no âmbito da qualificação do espaço público e de estratégia cultural e social de preservação e valorização de ofícios tradicionais" e "serve, ainda, para homenagear os ícones urbanos e fazer ressurgir nos "Arcos" uma nova geração de engraxadores".

Considerando que a valorização da tradicional arte de engraxador pode servir de atracão patrimonial e turística, a autarquia pretende incentivar a continuidade daquela profissão no local, para o que está a preparar uma ação, denominada "Engraxadores -- recuperar o brilho da profissão" que tem como objetivo a valorização da profissão e a formação de novos engraxadores.

Tópicos
PUB