Câmara de Coimbra promove ciclo de poesia até 13 de Junho
O grupo de jograis da Cooperativa Bonifrates e o projecto "São as minhas vozes a cantar" actuam terça- feira na Casa Municipal da Cultura de Coimbra, inaugurando um ciclo de poesia que decorre até Junho.
Intitulado "Poesis - Canto I", o ciclo começa no Dia Mundial da Poesia e termina a 13 de Junho, data em que se assinala o nascimento de Fernando Pessoa e a morte de Eugénio de Andrade.
Organizado pelo Departamento de Cultura da autarquia, o evento é inaugurado terça-feira, com a actuação de "São as minhas vozes a cantar", com Alexandra Bernardo (voz) e Alberto Augusto Miranda (piano), interpretando poemas de, entre outros, Camões, Herberto Hélder e Gomes Leal.
Os jograis da Bonifrates apresentam depois um recital de poesia popular, com recurso a "um coro, repetições e alguma encenação", adiantou à agência Lusa João Paulo Janicas, da direcção da Cooperativa de Produções Teatrais e Realizações Culturais.
Alguns textos de Miguel Torga e outros da poesia popular e tradicional portuguesa serão tratados nesta parte do espectáculo.
O ciclo inclui ainda sessões de poesia na Casa da Cultura e também durante a Feira do Livro (que decorre no final de Abril e princípio de Maio), entre outros eventos a cargo da Associação Cultural Camaleão, Casa dos Afectos e Teatro Azul.
A Oficina de Poesia - Curso Livre do Grupo de Estudos Anglo- Americanos da Faculdade de Letras de Coimbra, o poeta cubano refugiado em Coimbra Pedro Marqués Armas e o grupo "Os sem Abrigo" são outros dos envolvidos no "Poesis - Canto I", cujo programa foi apresentado hoje em conferência de imprensa.
"É um programa importante numa área em que praticamente ninguém pega. Trata-se da afirmação da poesia como arte e como transmissão de valores", disse à agência Lusa o vereador com o pelouro da Cultura, Mário Nunes.
O ciclo "dedicar-se-á preferencialmente a escritores portugueses de Coimbra ou que tenham vivido ou passado pela cidade", sustenta o autarca, adiantando que figuras como Manuel Alegre ou autores da Canção de Coimbra serão tratados ao longo do evento.