Câmara do Porto quer chamar "Amor de Perdição" ao largo da Cadeia da Relação

Porto, 22 out (Lusa) -- A Câmara do Porto quer chamar "Amor de Perdição" ao largo fronteiriço da Cadeia da Relação, onde esteve preso por adultério o escritor Camilo Castelo Branco, autor do livro com aquele título.

Lusa /

A proposta do vereador do Urbanismo da autarquia vai ser apresentada na reunião camarária de terça-feira e tem por base uma deliberação unânime da Comissão de Toponímia, escreve-se no documento a que a Lusa teve hoje acesso.

A decisão da comissão, datada do dia 16, prevê que "seja dado o nome `Largo Amor de Perdição` -- 1862, ao largo fronteiriço à Cadeia da Relação".

O referido espaço é "limitado a sul pela cadeia da Relação, a norte pelo Jardim João Chagas e ladeada pelo Campo dos Mártires da Pátria", na zona da Cordoaria, freguesia da Vitória.

A proposta da maioria PSD/CDS é apoiada por Vasco Graça Moura, que através do "diretor coordenador" do Centro Cultural de Belém (CCB) propôs à autarquia que "o descerramento da placa" fosse feito no domingo, dia 28.

A intenção é integrar a cerimónia no "evento de encerramento" do ciclo comemorativo dos 150 anos do livro de Camilo Castelo Branco organizado pelo CCB.

"Este ciclo, a que chamámos CCB no CCB -- Camilo Castelo Branco: As paixões juvenis e o Amor de Perdição, conta com alguns momentos fora do CCB, nomeadamente o evento de encerramento no Porto no dia 28 de outubro, que consiste numa visita guiada a alguns espaços ligados à vida e obra de Camilo" e com "uma homenagem/romagem ao seu túmulo", escreve o diretor coordenador do CCB, na missiva dirigida ao chefe de gabinete da Câmara do Porto.

Na carta, o responsável acrescenta ter sido "informalmente comunicado" de que a autarquia "ou a sua comissão de toponímia, estaria a considerar a possibilidade de chamar Largo Amor de Perdição ao espaço fronteiro da Cadeia da Relação".

Assim, prossegue o diretor coordenador do CCB, "Vasco Graça Moura gostaria de propor ao presidente da Câmara que o descerramento de placa ou ato público dessa atribuição pudesse ser feita nesse dia 28, envolvendo a autarquia e garantindo uma maior visibilidade quer a esta importante comemoração camiliana, quer à homenagem que assim lhe seria feita".

Camilo Castelo Branco escreveu "Amor de Perdição" em 1862, cerca de dez anos depois de sido preso na Cadeia da Relação, acusado de cometer adultério com Ana Plácido.

A Câmara do Porto vai ainda votar dar o nome de Rua Maestro Ivo Cruz ao arruamento que começa na Calçada do Leal e termina na Rua do Bairro do Leal, na freguesia de Santo Ildefonso.

A denominação foi proposta por Hélio Loureiro ao presidente da Comissão de Toponímia, Miguel Veiga.

O executivo terá ainda de se pronunciar sobre a atribuição do nome Praceta de Germalde ao arruamento limitado pela Travessa do Leal e Rua Maestro Manuel Ivo Cruz, na freguesia de Santo Ildefonso

 

Tópicos
PUB