"Camilo Brocas" de Mário Cláudio vence Prémio Fernando Namora/Estoril Sol

Lisboa, 29 Set (Lusa) - O romance "Camilo Broca", de Mário Cláudio, venceu por unanimidade o Prémio Fernando Namora/Estoril-Sol, no valor de 25.000 euros, foi hoje anunciado.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

O júri, presidido pelo escritor Vasco Graça Moura, foi composto ainda por Guilherme d`Oliveira Martins, em representação do Centro Nacional de Cultura, José Manuel Mendes, pela Associação Portuguesa de Escritores, Maria Carlos Gil Loureiro, pela Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas, Manuel Frias Martins, pela Associação Portuguesa dos Críticos Literários e, ainda, por Maria Alzira Seixo e Liberto Cruz, convidados a título individual, e Nuno Lima de Carvalho e Dinis de Abreu, em representação da Estoril Sol.

Ao galardão, na sua 11ª edição, concorreram 90 títulos "entre os quais se encontravam os mais cotados escritores portugueses, o que é um testemunho bem elucidativo do prestígio alcançado por este prémio literário, quando a Estoril Sol que o institui comemora o seu cinquentenário", afirmou à Lusa um dos jurados.

A acta do júri salienta que o romance de Mário Cláudio "teve em conta a mestria técnica na efabulação do romance e a capacidade poética da sua construção, bem como a recuperação histórica de elementos biográficos e epocais, nomeadamente, através de uma relação vivida com a personalidade e a obra do protagonista Camilo Castelo Branco".

"Camilo Broca" conta a história da família e antepassados do autor de "Amor de Perdição".

Mário Cláudio é o pseudónimo do escritor Rui Manuel Pinto Barbot Costa, nascido em 06 de Novembro de 1941 no Porto, licenciado em Direito, é autor de obras de ficção, poesia, teatro e ensaio, tendo sido já distinguido com outros galardões.

NL.

Lusa/Fim


PUB