Cantor luso-canadiano Shawn Desman venceu prémio Juno
O cantor luso-canadiano Shawn Desman venceu um prémio na categoria de Rhythm and Blues/Soul, na 35ª edição dos canadianos prémios Juno.
Os prémios Juno, cuja importância no Canadá é correspondente aos famosos Grammy nos Estados Unidos, visam o reconhecimento anual do contributo dos artistas e criadores canadianos no campo musical.
A cerimónia dos Juno decorreu dias 1 e 2 de Abril, tendo apenas parte da atribuição dos prémios sido transmitida pela televisão na noite de domingo.
Shawn Desman, detentor de uma carreira já conhecida e em expansão no Canadá, viu assim premiado o seu último trabalho discográfico, intitulado "Back For More", lançado no Verão de 2005.
Entre os nomeados para a 35ª edição dos Juno Awards, que contemplam 39 categorias de áreas a premiar, estavam mais dois luso-descendentes, cuja actividade é reconhecida no Canadá e a nível internacional.
Um deles é o violinista Alexandre Costa, nascido em Montreal, que tem dedicado grande parte da sua carreira à obra musical do compositor português Luís de Freitas Branco, de quem é admirador e ao longo da última década, mais de 500 recitais no Canadá, EUA, França, Alemanha, Áustria, entre outros países.
Alexandre Costa foi nomeado para a categoria do "álbum do ano de música clássica", na vertente "Ensemble" ou solista, com o seu CD "Freitas Branco: Violin Concerto Alexandre da Costa".
Por sua vez, a banda Gaia foi um dos seis concorrentes à categoria "álbum do ano de música do mundo", galardão que viria a ser atribuído à Alex Cuba Band.
O líder-fundador e vocalista dos Gaia, banda de sonoridades brasileiras, é Elie Haroun, nascido em Montreal de mãe açoriana e pai libano.
Presentemente, os Gaia estão a acompanhar a digressão mundial do Cirque Du Soleil.