Cantora árabe representa pela primeira Israel no Festival Euovisão
Lisboa, 15 Jan (Lusa) - Israel será representado, pela primeira vez, no Festival da Eurovisão, que se realiza em Maio, por uma cantora árabe, Mira Awad, e uma israelita, Noa, que o ano passado realizou uma digressão em Portugal.
Será a primeira vez que a representação da televisão judaica IBA no certame é assegurada por um duo que integra uma árabe e uma israelita.
O Festival realiza-se em Moscovo a 16 Maio, em virtude da vitória de Dima Bilan com "Believe", o ano passado.
Israel já venceu três vezes o Eurofestival, em 1978 com Izhar Cohen & Alphabeta, que defenderam a canção "A-Ba-Ni-Bi", no ano seguinte com a canção "Hallelujah", interpretada por Gali Atari & Milk and Honey, e em 1998 com a canção "Diva", cantada por Dana International.
Noa, que já cantou com nomes como Sting, Stevie Wonder, Carlos Santana, Joan Manuel Serrat e Miguel Bosé, é a mais internacional artista israelita.
No próximo mês iniciará uma digressão por Espanha que a levará a seis palcos, entre eles o do Palau de la Musica, em Barcelona.
Cantora e actriz, Mira Awad é filha de pai palestiniano e mãe búlgara, tendo nascido numa aldeia árabe no Norte de Israel.
A canção representante do Estado de Israel será interpretada pelas duas em árabe, hebraico e inglês, veiculando uma mensagem de paz para o Médio Oriente, anunciou hoje a produtora de espectáculos Syntorama.
NL.
Lusa/Fim