Cantora Lourdes Van-Dúnem morreu em Luanda

por Agência LUSA

A cantora Lourdes Van-Dúnem, uma das principais vozes da música angolana, morreu hoje de madrugada em Luanda, alegadamente devido a uma febre tifóide mal curada, disse filha da artista, Ana Monteiro.

"Sempre que havia necessidade de se deslocar para fora de Luanda, ela interrompia o tratamento recomendado pelos médicos porque alegava que os medicamentos provocavam efeitos secundários", afirmou Ana Monteiro, em declarações à agência noticiosa angolana, ANGOP.

A filha de Lourdes Van-Dúnem acrescentou, no entanto, que nada fazia prever a morte da cantora, ocorrida hoje de madrugada numa clínica privada de Luanda, já que se encontrava, aparentemente, em boas condições de saúde.

"Nos últimos três dias é que começou a ressentir-se, o que nos obrigou a levá-la para a clínica para ser tratada", salientou Ana Monteiro.

O ministro angolano da Cultura, Boaventura Cardoso, já reagiu à morte de Lourdes Van-Dúnem, frisando que o panorama musical do país ficou mais pobre, perdendo "uma das suas melhores intérpretes", mas também "uma promotora do aparecimento de novas vozes femininas na música nacional".

"Esta não é uma perda apenas para a família, mas também para a cultura e a música, que vê partir uma lutadora e uma pessoa que sempre deu o seu melhor para a divulgação e a expansão da música feminina angolana", afirmou o ministro.

A mesma ideia foi defendida pelo músico Carlos Lamartine, para quem a morte de Lourdes Van-Dúnem deixa aberto "um espaço que jamais será coberto". "Ela era, indiscutivelmente, a melhor voz feminina do país e deu tudo o que tinha para dar pela música angolana", frisou.

Maria de Lourdes Pereira dos Santos Van-Dúnem nasceu a 29 de Abril de 1935 em Luanda, tendo começado a cantar ainda muito jovem, quando estudava num colégio da capital angolana.

As suas capacidades rapidamente lhe abriram as portas a uma carreira artística, que começou na década de 60 com o grupo Ngola Ritmos.

Foi com este grupo que gravou o seu primeiro disco, intitulado `Monami`, na sequência de várias actuações em Angola e em Portugal.

Lourdes Van-Dúnem, que trabalhou depois com o grupo Jovens do Prenda, realizou várias digressões nas décadas de 80 e 90 em Portugal, onde se destacou na Quinzena Cultural Angolana em Lisboa, e no Brasil, onde actuou a convite de Martinho da Vila.

A 2 de Agosto de 2003, para assinalar 50 anos de carreira artística, Lourdes Van-Dúnem recebeu a coroa que a consagrou como `rainha das vozes femininas de Angola`. O funeral realiza-se quinta-feira, ao princípio da tarde, para o Cemitério do Alto das Cruzes, em Luanda.


pub